Como prevenir a obesidade infantil

Segundo dados alarmantes da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 40 milhões de crianças no mundo, abaixo de 5 anos de idade, estão com sobrepeso ou obesidade. Esse dado é um alerta para que pais e cuidadores estejam cada vez mais atentos à alimentação de seus filhos.

Contudo o sobrepeso e a obesidade são reversíveis e também podem e devem ser prevenidos. Se você cuidar da alimentação da criança desde a introdução alimentar, colherá os futuros com uma criança saudável e distante dessas estatísticas.

Neste artigo, vou falar um pouco mais de como você pode prevenir o sobrepeso e a obesidade infantil.

Causas da obesidade infantil

A obesidade é uma doença crônica causada pela combinação de fatores que podem ser genéticos, ambientais e comportamentais. 

São diversas as causas que contribuem para o sobrepeso e a obesidade infantil. Obrigar o seu filho a raspar o prato ou a comer quando ele não quer são algumas delas. Isso porque forçando a criança a comer mais acaba-se prejudicando a autorregulação.

O consumo excessivo de doces na infância também facilita o ganho de peso, ainda mais se a criança não for estimulada a gastar energia e brincar se movimentando. A soma de doces mais celular/TV é a fórmula perfeita para um ganho de peso nada saudável.

O problema é que as chances de a criança obesa se tornar um adulto obeso chegam a 80%. Sem falar que podem desenvolver doenças como diabetes e hipertensão. Por isso, fique atento à alimentação do seu bebê. O momento para ensiná-lo a comer bem é agora, pois esses serão os hábitos que ele vai levar para a vida inteira.

Como prevenir a obesidade infantil

A prevenção da obesidade infantil começa com a amamentação. Amamentar o bebê no peito enquanto puder faz toda a diferença. O bebê que é amamentado tem menores chances de desenvolver sobrepeso e obesidade.

Mas a principal forma de prevenir a obesidade infantil é, sem dúvidas, criando hábitos alimentares saudáveis desde que se inicia a introdução alimentar. Além disso, a dinâmica da família é determinante para o padrão alimentar das crianças.

Por isso, a partir do início da introdução alimentar da criança, tenha total atenção aos alimentos que ofertará. Os métodos BLW e BLISS, nos quais o bebê é encorajado a pegar os alimentos e levá-los à boca, traz diversos benefícios. Eles estão se popularizando justamente porque estimulam hábitos alimentares mais saudáveis.

Além disso, o método BLW ajuda na formação do paladar da criança, promove uma maior autonomia e ajuda na aceitação de diferentes alimentos na primeira infância.

Evitar açúcar, doces, frituras e produtos industrializados antes dos 2 dois anos do bebê também é muito importante. Ofertar esses alimentos muito cedo vicia o paladar da criança, fazendo com que ela prefira esses a alimentos saudáveis.

Use a sua criatividade para criar pratos coloridos e saudáveis e dessa forma despertar a curiosidade do pequeno. Convide eles para ajudarem você a preparar as refeições, dessa forma eles terão mais contato com os alimentos e irão escolher os que mais gostam.

Você também pode gostar do artigo Como incentivar Seu Filho a Comer Frutas e Verduras

Acima de tudo, dê o exemplo! Cultive bons hábitos alimentares para a família toda, pois serão estes que definirão os hábitos futuros de seus filhos.

E não esqueça que prevenir é sempre melhor que remediar. Criar hábitos alimentares saudáveis desde cedo é melhor do que ter que tomar alguma medicação ou restringir determinados alimentos quando o sobrepeso se tornar um problema.

Deixe um comentário