O reflexo de gag é um mecanismo de defesa do corpo que ajuda a evitar engasgos. É esse movimento, que às vezes pode assustar, que ajuda o alimento a voltar da garganta para a boca.
No início da introdução alimentar é muito comum que ocorram episódios que podem parecer um vômito ou um engasgo real. Mas manter a calma e entender o reflexo de gag ajuda a agir de maneira certa.
Leia até o final para saber mais sobre o gag, o que fazer durante um episódio e até que idade é esperado que aconteça.
Tópicos
O que é reflexo de gag e como acontece?
O reflexo de gag ocorre no fundo da boca e é acionado quando seu corpo quer se proteger de engolir algo estranho.
Durante um engasgo duas áreas diferentes na parte posterior da boca trabalham para fechar a entrada da garganta: a faringe se contrai e a laringe empurra. Esse processo é controlado pelos músculos e nervos e é conhecido como ação neuromuscular.
Portanto o reflexo de gag é uma proteção do corpo contra engasgos e é por isso que é natural e esperado que ocorra durante a infância.
Até que idade é normal acontecer?
Engasgos são mais frequentes em crianças menores de 4 anos. A partir desta idade a tendência é que amadurecimento do corpo faça com que a sensibilidade ao reflexo de gag diminua.
Porém, esse movimento não acontece exclusivamente em crianças. Adultos podem apresentar este reflexo em uma consulta ao dentista, em algum exame ou procedimento na boca, língua ou garganta e até mesmo ao tentar engolir um comprimido, por exemplo.
Portanto, o reflexo de gag nunca vai deixar de existir. Os episódios acontecem cada vez menos e conforme a criança cresce vai ficando menos sensível a essa sensação de engasgo.
Reflexo de gag x engasgo
O reflexo de gag ocorre quando algo estimula a parte posterior da garganta. Em bebês, este reflexo pode ser acionado com mais facilidade, especialmente durante a introdução de novos alimentos.
Por outro lado, o engasgo ocorre quando um objeto ou alimento bloqueia parcialmente ou completamente as vias aéreas, impedindo a passagem de ar. Essa é uma situação potencialmente perigosa e exige intervenção imediata.
Veja como distinguir o reflexo de gag do engasgo:
- Reflexo de Gag
- Sinais: O bebê pode tossir, fazer caretas, ou ter náuseas, mas ainda respira normalmente.
- Som: O bebê geralmente faz barulhos, como tosses ou sons guturais, e isso indica que as vias aéreas estão abertas.
- Ação: O bebê pode rapidamente superar o reflexo por conta própria, sem necessidade de intervenção.
- Engasgo
- Sinais: O bebê pode ficar em silêncio, com dificuldade evidente para respirar, apresentar lábios ou pele azulada, ou perder a consciência.
- Som: Pode haver um silêncio preocupante ou um som muito fraco, o que sugere que as vias aéreas estão bloqueadas.
- Ação: O engasgo exige ação imediata. O bebê pode precisar de manobras de desobstrução das vias aéreas, como a manobra de Heimlich adaptada para bebês que veremos mais abaixo.
Entender a diferença entre o reflexo de gag e o engasgo é importante para agir corretamente e manter o bebê seguro durante suas refeições. Com o tempo, os pais e cuidadores aprendem a identificar essas reações e a responder de maneira apropriada.
O que fazer durante um reflexo de gag?
Para segurança do bebê – e para evitar um engasgo de verdade – fique sempre por perto observando as reações. Mas na imensa maioria das vezes não é preciso fazer nada.
Informe-se e assista vídeos de crianças tendo reflexo de gag até se sentir segura para esperar sem intervir.
Isso porque quando tentamos ajudar mexendo no bebê ou colocando a mão na sua boca, aumentamos o risco de engasgo. É preciso aprender a confiar no processo, mas é claro que para isso a mãe precisa estar preparada e segura.
Manobra de Heimlich
A Manobra de Heimlich é uma técnica de primeiro socorros contra engasgos reais. Todos nós deveríamos estar preparados para executá-la independente da fase do bebê ou do método de introdução alimentar.
Para executar a manobra é preciso deitar o bebê de bruços no seu braço com a cabeça mais baixa que o corpo, mantendo a boquinha aberta. Então bater 5 vezes nas costas com a parte de trás da mão.
Depois virar a criança de barriga para cima e pressionar forte o peito (entre os mamilos) com 2 dedos por 5 vezes.
Repita o processo até o bebê desengasgar. Saiba mais sobre a Manobra de Heimlich aqui.
Então a regra número um é aprender sobre gag e engasgos até se sentir segura. Então fique sempre atenta durante as refeições e mantenha a calma durante os episódios. Em último caso, reaja utilizando a Manobra de Heimlich. E curta esta fase tomando todos os cuidados necessários.
1 comentário em “Reflexo de Gag e Engasgo – o que é, o que fazer?”