O que um bebê de 6 meses pode comer?

Durante os seis primeiros meses, quando o ideal é que a criança tenha sido alimentada exclusivamente com o leite materno, é hora de começar a introdução alimentar. No entanto, é o pediatra da criança que deve confirmar o momento em que deverão ser iniciados os alimentos sólidos.

Mesmo com a introdução alimentar o leite – materno ou fórmula – deve continuar em livre demanda para garantir que o bebê esteja ingerindo os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento. E para ajudar nesse início da alimentação, vou falar hoje sobre o que um bebê de 6 pode e o que não pode comer.

Introdução alimentar aos 6 meses

A introdução alimentar é o período no qual o bebê passa a ingerir outros alimentos além do leite materno. A fase ideal para que isso aconteça, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) é aos seis meses de idade. 

No entanto, essa idade pode variar dependendo do desenvolvimento e dos sinais de prontidão do seu bebê. Por isso, recomendamos que você converse sobre isso com o seu pediatra, que acompanhará o bebê com frequência.

Segundo o Ministério da Saúde, crianças que são amamentadas devem fazer três refeições diárias, enquanto as que não mamam devem fazer pelo menos 5 refeições ao dia.

Você pode optar por seguir as orientações de algum dos quatro métodos que citamos neste outro artigo.

Quais alimentos oferecer?

Durante a introdução alimentar é fundamental que você vá introduzindo um alimento por vez. Dessa forma, será mais fácil identificar possíveis alergias e sensibilidades alimentares. Além disso, isso possibilita a adaptação do bebê ao gosto e textura de cada alimento.

Também é recomendado que a introdução seja feita aos poucos com alimentos da alimentação da família. Portanto para que o bebê tenha uma alimentação saudável é fundamental que toda família se alimente bem, pois as crianças agem muito por imitação. Seu filho vai querer comer o que vê você comendo. Seja exemplo!

Tenha em mente que a criança poderá recusar alguns alimentos, o que é normal. Não force e nem insista, ofereça em uma outra oportunidade. Muitas vezes será necessário que você ofereça um mesmo alimento diversas vezes até que a criança o aceite.

Mas afinal, o que oferecer ao bebê aos 6 meses?

A resposta é: praticamente tudo, quando se trata de alimentos naturais. Exemplos:

Frutas: Banana, maçã, abacate, mamão, melão, pera, melancia, laranja, kiwi, morango, etc.

Legumes e verduras: Cenoura, beterraba, abobrinha, chuchu, brócolis, couve, abóbora, berinjela, etc.

Cereais, grãos e tubérculos: Arroz, feijão, lentilha, grão de bico, batata, aipim, macarrão, etc.

Ou seja, nada de industrializados. Sendo alimento “de verdade”, você pode oferecer tudo. Lembre-se sempre de oferecer a comida de forma segura para evitar engasgos, principalmente se você tiver optado pelo método BLW.

Não esqueça que com a introdução alimentar da criança, a oferta de água deve ser mais frequente. Ofereça ao bebê água filtrada ou fervida.

O que o bebê não deve comer

O sal deve ser evitado pelo menos até os 12 meses da criança, ou usado em quantidades mínimas. Também é muito importante evitar até os 2 anos do bebê: alimentos industrializados, frituras, refrigerantes, salgadinhos, açúcar e mel.

Dê sempre prioridade aos alimentos naturais e frescos, deixando de fora os congelados e processados. Não bata os alimentos no liquidificador para que não percam a textura, não misturem os grupos e os bebês aprendam a mastigar.

[Extra] O bebê pode comer ovo?

Já houve muita discussão em relação à oferta de ovo para um bebê de 6 seis meses. No entanto, a recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria é que a partir dessa idade, o bebê não só pode, como deve comer ovo sim!

Com o objetivo de prevenir e reduzir o índice de alguma alergia alimentar é recomendado que o ovo seja incluído na dieta da criança desde os seis meses. Isso se deve à janela imunológica da criança, dos 6 aos 9 meses, onde a probabilidade que ele desenvolva algum tipo de alergia seja menor. 

Se você deixar para introduzir o ovo na alimentação da criança somente após os 9 meses, a chance e alergia é muito maior.

O seu bebê tem essa faixa etária? Conte-nos como tem sido a introdução alimentar dele.

Deixe um comentário