Entre os métodos de introdução alimentar mais populares atualmente está o BLW. A sigla BLW significa Baby Led Weaning (Desmame Guiado pelo Bebê em português). Mas a verdade é que ele não tem o desmame como objetivo.
Contudo, uma das principais dúvidas sobre o método BLW é se esse é um método perigoso, que possa causar engasgo, por exemplo. E é por isso que estudar e entender esta abordagem é importante antes de iniciar a introdução alimentar.
Então para ajudar a entender se o BLW é perigoso e como tornar o método mais seguro, reunimos algumas informações e dicas importantes. Continue lendo para entender.
Risco de Engasgo
Um grupo de pesquisadores da Nova Zelândia realizou um estudo comparando os riscos entre o método BLW e o Tradicional (papinhas). Eles acompanharam dois grupos que totalizaram 206 bebês durante 6 meses e o resultado foi que 35% dos bebês apresentaram algum episódio de engasgo durante o período. Contudo, não houve diferença significativa entre os bebês do grupo do BLW, ou seja, há o mesmo risco de engasgo nas duas abordagens.
É importante estar ciente dessa informação por dois motivos: (1) medo de engasgo não deve ser motivo para desistir do BLW; (2) é preciso estar atento e preparado para evitar engasgos independente do método escolhido.
Portanto, não há maior risco de engasgo no BLW. Embora os bebês em geral apresentem o reflexo de gag com maior frequência no início da introdução alimentar, este não deve ser confundido com um engasgo real.
Reflexo de Gag
O reflexo de gag é uma resposta protetora natural do corpo que evita que o bebê engula algo grande demais ou que possa causar asfixia. Ao contrário do que se pensa, é bom que o bebê tenha este reflexo.
Muitas vezes parecendo uma ânsia de vômito, ele é desencadeado pela estimulação das terminações nervosas da garganta, que enviam um sinal ao cérebro para fazer com que o bebê engula ou cuspa o alimento que está na boca. Isso pode ser ativado pela ingestão de alimentos sólidos ou líquidos ou até mesmo quando há um objeto na boca do bebê.
É importante ressaltar que o reflexo de gag é uma resposta normal e saudável em bebês e crianças pequenas, e que ajuda a protegê-los de engasgos e asfixias.
Afinal, BLW é perigoso?
Quando a família e os principais cuidadores estão bem informados e atentos a todos os movimentos do bebê, o método BLW é seguro.
Algumas dicas para tornar a alimentação pelo método BLW mais segura:
- O bebê deve iniciar a IA com 6 meses e com todos os sinais de prontidão;
- Não deixe o bebê comer em cadeiras inclinadas, como aquelas cadeirinhas de descanso;
- Esteja sempre junto e atenta enquanto o bebê come;
- Aprenda a manobra de Heimlich;
- Use os cortes seguros no BLW;
- Mantenha em dia as consultas com o Pediatra e com uma Nutricionista Materno Infantil para um acompanhamento profissional.
Referências
Fangupo, Louise J.; Heath, Anne-Louise M. A Baby-Led Approach to Eating Solids and Risk of Choking – American Academy of Pediatrics.01 out. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1542/peds.2016-0772. Acesso em: 06 abr. 2023.
Imagem: Alcoba Beitia de Getty Images via Canva.