5 Dicas para diminuir a sujeira no BLW

Essa sem dúvida é a principal preocupação de quem está pensando em fazer BLW com seu pequeno. Sempre que falo sobre o método é uma das primeiras perguntas que me fazem: mas e a sujeira?

Com a minha experiência com a Olívia, que hoje tem 2 anos e já faz bem menos sujeira, aprendi algumas coisas que me ajudaram a contornar esse problema. Vou listar abaixo todos os itens que utilizei na introdução alimentar dela e que me ajudaram a não surtar com a bagunça.

1 – Babador Manga Longa

Esse com certeza foi (e é, porque ela ainda usa) o pulo do gato! Os babadores com manga ajudam a preservar as roupinhas. Afinal eles já sujam tanto, imagina se cada refeição fosse uma roupa a mais na máquina para lavar!?

Além disso a IA da Olívia começou num mês de abril, bem quando começam a baixar as temperaturas aqui no Sul. Aos 9 meses dela estávamos no auge do inverno. Não tinha como deixar ela suja e molhada, certamente iria atrapalhar o processo. Ela ía começar a chorar, ía ficar com frio e eu não poderia deixar ela tão a vontade para comer.

Além da manga longa, os babadores que usamos aqui são impermeáveis e possuem bolso cata-migalha. Olha que lindo esse modelo aqui:

Encontrei esse tipo de babador com precinho ótimo na Dafiti, se quiser aproveitar essa oferta, clica no botão acima.

2 – Tapete/toalha no chão

Para o chão a solução foi comprar aquelas toalhas de plástico que vendem em metro em bazares e ferragens. É barato e prático, super fácil de limpar. Ao final da refeição era só passar um paninho.

Hoje, com 2 anos, já não precisamos mais dessa toalha. Ainda cai alguma coisa no chão, mas muito menos do que no início. Então, como você já deve ter ouvido por aí: calma que passa!

3 – Cadeirinha fácil de limpar

Outra dica importante é evitar comprar aquelas cadeirinhas acolchoadas e cheias de detalhes. Podem ser bonitas e tudo mais, só que na hora de limpar é aquela novela. 

Quanto mais simples a cadeira, melhor. A Olívia tem esse modelo de cadeirinha da foto. Ela usa até hoje sem a bandeja, agora já come direto na mesa.

Ela é portátil, leve, fácil de instalar e de limpar. Super recomendo!

4 – Montagem do pratinho

Um dos erros de quem sofre muito com a sujeira é encher demais o pratinho do bebê. Além de aumentar a expectativa da quantidade de comida que será ingerida, aumenta o risco da criança derrubar o prato, virar tudo, amassar com as mãos, etc.

O melhor é ir colocando comida aos poucos, conforme o bebê for comendo. Não precisa encher o pratinho demais.

Além disso, usar os cortes certos no BLW ajuda o bebê a segurar o alimento de forma mais fácil, morder, pegar e largar com mais facilidade. Portanto, estude os cortes certos para facilitar a vida da criança e também para evitar maiores sujeiras.

Você poderá se interessar pelo artigo Cardápio para Bebês de 6 Meses a 1 Ano, em que falamos também sobre a montagem do pratinho.

5 – Relaxe!

A quinta e última dica é: relaxe! Sim, deixe o bebê à vontade. Aplique essas dicas para diminuir a sujeira mas não fique encanada com isso. Depois é só limpar e pronto. O mais importante é que a criança tenha liberdade para explorar os alimentos. Isso vai fazer total diferença nesse processo tão importante da IA.

E como todas as outras fases, passa! Semana após semana, mês após mês, você vai vendo a evolução. Vai ficando mais fácil, pois você e o bebê vão aprendendo juntos e melhorando o momento da refeição.

Aproveite cada momento do desenvolvimento do seu filho. Se gostou desse artigo, leia nossos outros conteúdo que também serão muito úteis na Introdução Alimentar. Se tiver alguma dúvida nos escreva ou deixe nos comentários. Queremos ajudar!

Produtos mencionados em oferta na Amazon:

Deixe um comentário