O que é BLW?
A sigla BLW significa Baby Led Weaning, traduzindo do inglês: Desmame Guiado Pelo Bebê. Mas apesar de conter o termo “desmame”, este método de introdução alimentar na verdade é focado na autonomia ao comer.
Ao adotar o BLW como método de introdução alimentar, os pais dão ao bebê a liberdade de explorar os alimentos e de se alimentarem “sozinhos”. Obviamente que a criança precisa de supervisão e ajuda durante todo o processo. Mas quem guia o ritmo, o que vai comer e a quantidade de comida é o bebê.
BLW vs Papinha/Tradicional
A maior diferença entre o método BLW e a introdução alimentar tradicional por papinhas é que a criança não será alimentada por um adulto de forma passiva. Outro ponto importante é que no BLW os alimentos são oferecidos inteiros para a criança explorar e comer com as mãos.
Pode parecer estranho não amassar e nem misturar os alimentos para o bebê. Mas saiba que essa é a melhor forma da criança conhecer os sabores e texturas dos alimentos e prevenir uma possível seletividade alimentar.
Inclusive bater alimentos no liquidificador, processar ou misturar diferentes alimentos não é recomendado em nenhum método de introdução alimentar. O ideal é dar oportunidade ao bebê para conhecer o verdadeiro sabor dos alimentos.
Vantagens do BLW
O método BLW tem muitas vantagens sobre a IA tradicional. Apesar de ser um método relativamente novo, muitos Pediatras e Nutricionistas já recomendam essa abordagem em seus consultórios.
- Isso porque o BLW proporciona as seguintes vantagens:
maior autonomia do bebê durante a alimentação; - a criança aprende a comer o suficiente até ficar satisfeita, sem excessos;
- aprimora a coordenação motora porque estimula a criança a pegar os alimentos;
- previne a seletividade alimentar, tão comum na infância;
- o momento da refeição se torna mais divertido para o bebê;
- a família pode comer junto, sem a necessidade de um adulto alimentando a criança;
- o bebê se sente estimulado e fazendo parte da família por comer junto;
- o toque das mãos antes do toque na língua ajuda o bebê a aceitar diferentes texturas;
- entre muitas outras vantagens.
Dar autonomia ao bebê para escolher entre os alimentos no prato e para comer a quantidade que deseja é um ato respeitoso. E é isso que tem reunido tantos adeptos ao BLW, a vontade de respeitar a infância inclusive na hora das refeições.
BLW é seguro?
Contudo, um dos maiores impeditivos na hora de uma família escolher o método BLW é o medo do engasgo. Pode-se dizer que aqueles que rejeitam o método se dividem em dois grupos: os que têm medo de engasgo e os que têm medo que o bebê não coma o suficiente.
Portanto, trago informações que acalmam o coração: O corpo do bebê é muito mais inteligente do que você imagina. Ele é capaz de saber quando está saciado e ele também sabe reagir espontaneamente diante o risco de engasgo.
Só para deixar claro, o risco do engasgo existe. Tanto no BLW quanto na papinha tradicional. Até mesmo com leite pode haver engasgo. Então o problema não é o método, certo? É necessário uma supervisão atenta e muita informação para que a família se sinta segura para adotar o BLW.
Aqui no Blog IA do Bebê temos um artigo muito útil sobre o Reflexo de Gag que vale a pena ler. É uma reação natural do corpo que muitas vezes pode ser confundida com um engasgo. Leia para entender.
Livros Mundo BLW
Se você já leu muito conteúdo na internet e ainda tem dúvidas ou não está convencida sobre este método de introdução alimentar, sugiro a compra dos livros Mundo BLW.
No Mundo BLW Almanaque, Erika Baldiotti conta com detalhes a sua experiência com o método que seguiu com as duas filhas. Hoje elas comem refeições variadas e coloridas no auge de seus 8 e 5 anos.
O segundo livro é o Mundo BLW Receitas Descomplicadas. Nele você encontra receitas saudáveis ideais para quem optou pelo BLW. Todo o aprendizado com as duas filhas e muitas experiências com receitas resultou neste livro super prático para quem busca uma introdução alimentar respeitosa e muito nutritiva.
Mais Artigos do Blog sobre BLW:
Método BLW de Introdução Alimentar: o que é?
A sigla BLW vem do termo em inglês Baby Led Weaning, que significa “desmame guiado pelo bebê”. Trata-se de um método de introdução alimentar que vem sendo cada vez mais utilizado e recomendado por nutricionistas
Método BLW é Perigoso?
Entre os métodos de introdução alimentar mais populares atualmente está o BLW. A sigla BLW significa Baby Led Weaning (Desmame Guiado pelo Bebê em português). Mas a verdade é que ele não tem o desmame
Método BLW aos 6 meses: Cardápio e Cortes Seguros
O método BLW (Baby Led Weaning ou Desmame Guiado Pelo Bebê) tem ganhado cada vez mais espaço entre as famílias brasileiras. Dar autonomia para o bebê explorar com as mãos e comer sozinho (com supervisão)
Método BLW: Primeiros Alimentos
Chegada a hora de iniciar a alimentação por sólidos e as dúvidas e medos chegam para todas nós, mães. A vontade de fazer o melhor se une com o medo de errar em algo tão
Vantagens e Desvantagens do Método BLW
O BLW (sigla para Baby Led Weaning que significa Desmame Guiado Pelo Bebê) é um método de Introdução Alimentar que tem se tornado cada vez mais popular aqui no Brasil. Nos últimos anos começaram a
Cortes Seguros de Alimentos no BLW – Guia Completo
O método BLW é uma abordagem segura para iniciar a Introdução Alimentar, porém é muito importante conhecer os cortes seguros dos alimentos para evitar engasgos. Além do corte, a textura também é importante. O ponto