O mingau pode ser uma boa opção para oferecer ao bebê como ceia antes de dormir, por exemplo, ou mesmo como um lanche da manhã ou da tarde.
Mas antes de mais nada é preciso lembrar que o leite de vaca só deve ser oferecido a bebês maiores de 1 ano pelos seguintes motivos:
- O consumo de leite de vaca antes de 1 ano aumenta as chances do bebê desenvolver anemia;
- O organismo de um bebê até os 12 meses ainda é imaturo para digerir corretamente o leite de vaca, o que pode ocasionar diarreia e perda de sangue nas fezes;
- Há maior chance de alergia à proteína do leite em bebês pequenos.
Se seu filho já tem mais de 1 ano e você já teve a liberação do pediatra para inserir leite e derivados na alimentação dele, então aproveite essas receitas saudáveis de mingau, deliciosas e fáceis de preparar. Vamos lá?
Tópicos
1 – Mingau de aveia com canela
Este é clássico! Apesar de simples, o mingau de aveia com canela é muito saudável e traz inúmeros benefícios. Isso porque a canela é um poderoso anti-inflamatório natural e ajuda a aumentar a imunidade. Já a aveia é rica em fibras, o que ajuda no trânsito intestinal e facilita a eliminação das fezes.
Ingredientes:
- 1 xícara de leite;
- 2 colheres (sopa) de aveia em flocos finos;
- Canela à gosto.
Preparo:
Coloque o leite em uma panela em fogo médio e acrescente a aveia. Mexa sem parar até engrossar, sem deixar ferver. Depois polvilhe a canela e sirva o mingau morno.
2 – Mingau de fubá/farinha de milho
O mingau de fubá também é nutritivo e uma ótima opção para bebês em plena fase de desenvolvimento. Por conter zinco e ferro, a farinha de milho ajuda no fortalecimento da imunidade e na prevenção da anemia.
Ingredientes:
- 1 xícara de leite;
- 1 colher de fubá/farinha de milho fina;
- Canela à gosto;
- Açúcar à gosto (somente para maiores de 2 anos);
Preparo:
Aqueça a metade do leite em uma panela em fogo médio. Misture o restante com o fubá, a canela e o açúcar. Quando o leite estiver quente, acrescente a mistura e mexa sem parar até levantar fervura. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos, mexendo de vez em quando. Sirva morno.
Você também poderá se interessar por: Melhores Panelas Para Fazer Mingau de Bebê
3 – Mingau de banana
A banana é um ingrediente rico que deixa o mingau ainda mais delicioso. A fruta proporciona energia além de ser fonte de vitaminas A e C. Combinada neste mingau com aveia em flocos, ajuda a regular o intestino e previne a prisão de ventre.
Ingredientes:
- 2 xícaras de leite;
- 1 banana bem madura;
- 2 colheres (sopa) de aveia em flocos finos;
- 1 colher (sopa) de mel – para maiores de 2 anos;
- Canela à gosto.
Preparo:
Primeiro descasque e amasse a banana com um garfo. Depois coloque o leite, a banana e o mel em uma panela em fogo médio, mexendo sempre até engrossar. Sirva morno, polvilhando a canela por cima.
4 – Mingau de aveia com maçã
A maçã também é uma fruta deliciosa que contém nutrientes antioxidantes, além de ser fonte de fibras. Por isso ela é uma ótima opção para incluir nas refeições do seu bebê.
Ingredientes:
- 2 xícaras de leite;
- 1 maçã fuji pequena;
- 2 colheres (sopa) de aveia em flocos finos;
- 1 colher (sopa) de açúcar – para maiores de 2 anos;
- Canela à gosto.
Preparo:
Misture a aveia com o leite em um copo. Depois rale a maçã em um ralador fino e leve ao fogo médio com o açúcar até derreter. Acrescente o leite e mexa até engrossar. Polvilhe a canela por cima e sirva morno.
5 – Mingau de tapioca
A tapioca é ótima para dar a energia que os pequenos precisam e é tão necessária para bebês em pleno desenvolvimento. Ela é saudável e rica em carboidratos, já que é feita da mandioca e muito utilizada em diferentes receitas fit.
Ingredientes:
- 1 xícara de leite;
- 2 colheres (sopa) de tapioca granulada;
- Canela à gosto.
Preparo:
Coloque o leite e a tapioca em um copo, misture e reserve por 1 hora. Depois passe essa mistura para uma panela e leve ao fogo médio. Mexa bem até engrossar, sem deixar ferver. Acrescente a canela e sirva morno.
O que evitar no mingau para bebê de 1 ano?
Além do leite, já mencionado no início do post, é importante lembrar de outros ingredientes não indicados para mingau de bebê:
Açúcar
Lembre-se de que crianças não devem ingerir açúcar antes dos 2 anos, conforme indicam os principais órgãos de saúde como a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Organização Mundial da Saúde (OMS). E, além de evitar o próprio açúcar, é preciso estar atento também ao açúcar contido em outros alimentos como os achocolatados, por exemplo.
Engrossantes
Outro campeão de uso e que contém açúcar é o Mucilon (e outros engrossantes). Além disso ele também leva na fórmula uma série de outras coisas desnecessárias como os conservantes. Por isso é melhor evitar.
Maizena
A Maizena, também tão utilizada em mingaus, possui uma grande quantidade de glúten e pouca fibra alimentar. Isso pode acabar causando um desequilíbrio no organismo e causar gases e prisão de ventre, entre outros malefícios a longo prazo.
Outros
Uma pequena lista resumida do que você deve evitar em mingaus é:
- Nescau e achocolatados em geral;
- Neston;
- Mucilon e outros engrossantes;
- Maizena;
- Farinha de trigo.
Agora você já conhece receitas saudáveis de mingau para bebê de 1 ano e sabe que deve evitar mingau com ingredientes com pouco valor nutritivo. Então coloque essa página nos favoritos para futuras consultas e compartilhe nas suas redes sociais!
Referências
Guia Prático de Alimentação da Criança de 0 a 5 Anos – Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
Gostaria de parabenizar pelo conteúdo e de fazer uma ressalva, a maisena, ingrediente descrito no penúltimo paragrafo, é constituída de amido de milho, portanto não contem glutén.
Isso mesmo Isabela, por isso também pode ser consumida por celíacos. Obrigada pela sua colaboração e pelo comentário!