Por que não pode dar mel para bebê?

Não há dúvidas sobre todos os benefícios do mel para a saúde. Por ele ser um alimento considerado saudável, apesar de bastante calórico, é comum que os pais queiram inserir o mel na alimentação do bebê para aproveitar todos os seus benefícios

Há quem use para adoçar sucos e outros alimentos e assim não utilizar o açúcar branco. Também é muito comum usá-lo em chás quando os bebês estão doentes, devido às suas propriedades curativas e calmantes.

Mas será que bebês de qualquer idade podem comer mel? Tem uma idade mínima para o seu consumo? A resposta para essa pergunta é: não pode dar mel para o bebê menor de um ano.

Neste artigo, vou te explicar melhor porque não pode dar mel para bebês, então continue lendo.

Quais os riscos do consumo do mel para os bebês?

De acordo com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) não é recomendado usar mel, sob nenhuma forma, na dieta de bebês menos de um ano de idade. Bebês com essa idade têm o sistema imunológico mais frágil que crianças maiores e adultos. 

Você também poderá se interessar pelo artigo Bebê Pode Comer Gelatina?

Além disso, seu intestino e sua flora intestinal ainda estão em desenvolvimento e, por isso, não consegue impedir a ação de determinadas bactérias, como é o caso da Clostridium botulinum que, muitas vezes, contamina o mel.

Esse é o maior risco de incluir o mel na dieta de seu filho. A bactéria Clostridium botulinum provoca o botulismo intestinal. Essa doença pode ser especialmente perigosa para crianças menores de um ano que possuem o sistema imunológico ainda bastante frágil.

Não importa a procedência do mel ou se ele estava bem lacrado quando você comprou. Em um estudo realizado em 6 estados brasileiros, constatou-se que 7% das amostras colhidas estavam contaminadas com a bactéria.

Esse número é bastante alto levando em consideração que o botulismo intestinal pode levar o bebê à morte.

O que é o botulismo intestinal?

O botulismo intestinal é uma doença grave contraída pelo consumo de alimentos contaminados com a bactéria Clostridium botulinum. Em especial, o mel.

Conforme o Guia Brasileiro de Vigilância Epidemiológica, a doença é a responsável por 5% das mortes súbitas em crianças menores de 1 ano de idade.

Os sintomas costumam surgir entre 8 a 36 horas depois da ingestão do alimento contaminado. Entre os principais sintomas do botulismo intestinal, estão:

  • fraqueza;
  • prisão de ventre;
  • tremores;
  • falta de apetite;
  • dificuldade para respirar e para engolir;
  • paralisia dos membros.

Caso o seu filho tenha ingerido mel e apresente esses sintomas, busque ajuda médica imediatamente

A partir de um ano de idade, o mel está liberado para consumo. No entanto, a maioria dos pediatras só recomenda mel, açúcar, melado e outros tipos de doces após os dois anos de idade, pois alimentos adocicados podem acarretar outros distúrbios alimentares nessa fase.

Espero que este artigo tenha sido informativo para você. Não esqueça de compartilhar com o maior número de pessoas possível para que todos saibam o perigo que a ingestão do mel pode trazer para bebês.

Deixe um comentário