Lanche da tarde para bebê de 1 ano: Dicas e Receitas

A introdução alimentar leva algum tempo para se estabelecer, o que varia muito de bebê para bebê. Alguns comem bastante logo de cara, outros levam meses para aprender a comer e os lanches, entre as refeições principais, são os mais demorados de acertar.

Nessa fase o recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria é priorizar a oferta de frutas nos horários de lanches. Muitas pessoas pensam que as frutas podem não ser suficientes para saciar a fome da criança. Porém, nessa idade, elas podem (e devem) fazer parte de todos os lanchinhos. 

Então para saber quais são as melhores opções de lanches da tarde saudáveis para o seu bebê de 1 ano, continue lendo este post.

Tópicos deste post:
O bebê de 1 ano
Priorize as frutas
Panqueca de banana com aveia
Pão caseiro
Iogurte natural com chia
Ovo mexido
Mais opções de lanches (E-book)

O Bebê de 1 Ano

Ainda nessa idade é esperado que o bebê ainda seja amamentado ou que tome fórmula em livre demanda. Ao contrário do que fala-se por aí, isso não prejudica a alimentação, pelo contrário, o leite é considerado o principal alimento até 1 ano. Então não cometa o erro de tentar reduzir ou eliminar o leite na tentativa de fazer o bebê comer mais.

Por isso, hoje preparamos dicas de ótimas opções de lanches da tarde para bebês de 1 ano. Entre frutas e receitas fáceis, um e-book que vai ajudar muito a variar nos lanchinhos.

Priorize as frutas

Antes de dizer que seu filho não gosta de frutas, ofereça uma boa variedade delas. Pode ser que ele ainda não tenha gostado das opções que você ofereceu. Varie nas texturas e sabores, e também corte de maneiras diferentes. Afinal, a maneira como você oferece pode fazer diferença.

E para os bebês que já gostam de comer frutas, continue oferecendo conforme ele cresce. O hábito de comer alimentos saudáveis deve ser incentivado pela família. Por isso, ter sempre variadas opções de frutas em casa ajuda muito nesse processo.

Alguns exemplos de frutas ótimas para oferecer como lanche da tarde para bebê de 1 ano: banana, laranja, mamão, melão, pera, kiwi, morango, melancia, etc. Ou seja, todas as frutas estão liberadas.

Panqueca de banana com aveia

Já falamos em outros posts aqui sobre o sucesso da panquequinha de banana com aveia. Além da banana, que é uma fruta rica em vitaminas e minerais, a aveia complementa esse lanchinho como um cereal super nutritivo que é.

Receita:

  • 1 banana caturra;
  • 1 ovo;
  • 1 colher de farelo de aveia;
  • 1/2 colher de chá de canela.

Modo de preparo:

Em um recipiente amasse a banana e junte com os demais ingredientes, misturando bem.
Coloque em uma frigideira em fogo médio e vá virando até ficar dourada dos dois lados.

Pão caseiro

Se você não possui os dotes culinários necessários para fazer pão em casa, opte pelos pães caseiros da padaria da sua confiança. O pão é um alimento que fornece a energia necessária para os bebês, tão ativos nessa idade.

Ainda há opções como pão de cenoura, pão de beterraba, pão de milho, entre outros que, além do valor energético, vão servir como uma fonte ainda maior de nutrientes.

Iogurte natural com chia

A partir de 1 ano já pode-se incluir leite de vaca e seus derivados na alimentação dos pequenos sem maiores riscos de alergia. Iogurtes que contêm açúcar só devem ser oferecidos depois dos 2 anos, quando os doces estão liberados (com moderação). 

Então, nesse caso, o iogurte natural pode ser uma ótima opção. Você pode incrementar com alguma fruta (morangos, por exemplo) e com chia, que fica uma delícia.

Ovo mexido

Entre os lanches salgados, o ovo é um ótimo alimento que pode ser oferecido desde os 6 meses, conforme guia da SBP. Além de ser um alimento muito bem aceito pelos bebês, o ovo dá uma boa sensação de saciedade e é um ótimo lanche da tarde para bebê de 1 ano.

Você ainda pode compôr um pratinho mais rico incluindo alguma fruta que o bebê goste para comer junto. Além disso, vai uma dica: eu sempre aproveito o ovo aqui para incluir algumas folhas, que são mais difíceis de ingerir puras, como couve, salsinha e cebolinha. A refeição fica muito rica!

Mais opções de lanches saudáveis (E-book)

lanches para bebês

Também há uma série de bolinhos, biscoitos e opções de receitas de lanches saudáveis que você pode fazer em casa. E o e-book da Nutricionista Materno Infantil Paula Stancari ajuda muito a ter ideias diferentes para o cardápio. Super recomendo!

O e-book foi criado pela própria Nutricionista e custa só R$29,80 e ainda pode ser pago em 3x nos cartões ou à vista no boleto.

Procure evitar os industrializados e os doces, que são um caminho rápido para uma alimentação pouco nutritiva e colaboram com o período de seletividade que vem pela frente, por volta dos 2 anos.

Deixe um comentário