Fezes do bebê após a introdução alimentar

Ao iniciar a introdução alimentar as fezes do bebê e o funcionamento do intestino irão mudar, isso é comum a todos os bebês. Isso porque até então ele estava sendo alimentado apenas com leite e de repente precisa aprender a digerir alimentos sólidos.

Então diferentes mudanças podem acontecer e os pais e cuidadores precisam estar atentos para evitar problemas como prisão de ventre, ressecamento das fezes e dificuldade para evacuar.

Por isso hoje trouxemos informações importantes sobre as fezes do bebê após a introdução alimentar. Dessa forma você vai saber o que é normal e o que é motivo para levar ao pediatra. Vamos lá?

Tópicos deste post:
Bebê ressecado
Pedaços de comida nas fezes do bebê
Cor das fezes
Dicas para ajudar o bebê

Bebê ressecado

Uma situação bastante incômoda é que as fezes fiquem mais duras e ressecadas, provocando até mesmo dor ao evacuar. Porém com a mudança na consistência da comida isso pode acabar acontecendo, ainda mais se o bebê não ingerir a quantidade de água suficiente.

Por isso, não esqueça de oferecer água sempre e continuar a amamentação em livre demanda (se for o caso) mesmo com a introdução alimentar.

Se o bebê não estiver aceitando água tente trocar o tipo de copo/garrafinha. Ofereça preferencialmente em um copo normal, mas se não funcionar experimente copos com bico rígido ou canudo.

Pedaços de comida nas fezes do bebê

Isso é comum a todos os bebês, principalmente se ele ingerir comidas em pedaços, como nos métodos BLW e BLISS

Logo, na troca de fraldas você vai começar a perceber pedacinhos de comida. Mas saiba que isso é normal e não quer dizer que o bebê não esteja conseguindo digerir ou aproveitar os nutrientes do alimento. 

Em bebês alimentados por papinha isso também acontece, só que como o alimento já é ingerido em consistência de papa, fica imperceptível no cocô.

Aos poucos isso vai mudando e as fezes vão ficando cada vez mais parecidas com as de adultos.

Cor das fezes

Ao iniciar a introdução alimentar o cocô do bebê começa a ficar marrom, podendo variar conforme os alimentos ingeridos. É como o caso da beterraba que deixa o coco avermelhado, dando um susto nos pais que podem achar que é sangue nas fezes.

Mas caso a cor fique muito diferente da habitual você deve levar o bebê imediatamente ao pediatra. Fezes nas cores preto, branco, verde ou vermelho podem indicar algum problema intestinal que deve ser avaliado por um profissional. Veja:

  • Fezes pretas: pode indicar presença de sangue nas fezes ou pode ser uma consequência da suplementação de ferro;
  • Fezes brancas: pode ser um sintoma de problemas no fígado;
  • Fezes verdes: uso de antibióticos pode causar fezes verdes ou alto consumo de alimentos com esta cor;
  • Fezes vermelhas: pode haver sangue nas fezes por problemas intestinais, prisão de ventre, hemorróidas, fissuras anais entre outros problemas. Mas também pode acontecer devido ao consumo de alimentos vermelhos, como a beterraba.

Dicas para ajudar o bebê

Então, para manter uma rotina saudável com evacuações fáceis e frequentes, preparamos essa lista de dicas básicas para mães inexperientes:

  • Em primeiro lugar mantenha as consultas em dia com o pediatra para descartar maiores problemas;
  • Mantenha frequente a oferta de água;
  • Varie os alimentos, oferecendo sempre frutas, legumes e verduras que contém fibras e ajudam na evacuação;
  • Crie uma rotina alimentar com refeições bem definidas, isso ajuda o organismo a se regular;
  • Evite doces e industrializados até os 2 anos de idade.

Seu está com problemas para evacuar após a introdução alimentar? Divida sua experiência com a gente nos comentários.

Deixe um comentário