Após o primeiro ano de vida, algumas recomendações médicas sobre a alimentação do bebê mudam, por isso muitas famílias ficam com dúvida na hora de ofertar lanchinhos e o café da manhã para bebê de 1 ano.
Nessa idade alguns alimentos podem ser liberados para consumo, como o leite de vaca e seus derivados, por exemplo, que pode começar a ser consumido depois dos 12 meses.
Porém o açúcar só deve ser incluído na alimentação do bebê após os 2 anos de idade e com moderação. Isso porque ele pode prejudicar o desenvolvimento do paladar e da alimentação saudável, além de estar relacionado a problemas de saúde no futuro.
Por isso preparamos este artigo com ideias e opções saudáveis para incluir e variar o cardápio no café da manhã do bebê.
Dê preferência às frutas
Frutas devem estar sempre presentes na alimentação do bebê. E no café da manhã elas são uma ótima opção.
Crianças mais seletivas e que não aceitam frutas devem ter uma atenção ainda maior. Se você aceitar que ela não come e não oferecer frequentemente, ela não voltará a comer. Por isso, variar a fruta, o corte e o preparo do pratinho podem ajudar a despertar a curiosidade de experimentar.
Alguns exemplos de frutas ótimas para bebês de 1 ano: banana, laranja, mamão, melão, pera, kiwi, morango, melancia, etc. Ou seja, todas as frutas estão liberadas.
Panqueca de Banana com Aveia
Outra ideia de café da manhã é a panqueca de banana, super bem aceita pela maioria dos bebês nesta idade. Saborosa e nutritiva, ela ainda é super prática de preparar. Então confira a receita abaixo.
Ingredientes
- 1 banana caturra;
- 1 ovo;
- 1 colher de farelo de aveia;
- 1/2 colher de chá de canela.
Preparo
Em um recipiente amasse a banana e junte com os demais ingredientes, misturando bem. Coloque em uma frigideira em fogo médio e vá virando até ficar dourada dos dois lados.
Ovo mexido
Ovos são excelentes opções, não somente para as refeições principais, como também para os lanches e para o café da manhã do bebê.
No passado algumas pessoas acreditavam que o ovo não era um alimento saudável para bebês e que deveria ser evitado. Mas diversas pesquisas mostraram que bebês podem comer ovos desde os 6 meses.
Para enriquecer a refeição ainda mais, você pode deixá-lo mais nutritivo com temperinhos como a salsinha e a cebolinha.
Iogurte natural com chia e frutas
Aproveitando que após 1 ano o leite de vaca e seus derivados estão liberados, você pode incluir iogurte natural (que não contém açúcar) no cardápio do bebê.
Incremente-o com chia e mais alguma fruta como banana ou morango. E lembre-se de que mesmo sendo um alimento mais azedo ele pode ser muito bem aceito pelo bebê, já que ele ainda está desenvolvendo o paladar.
Pães caseiros
Qualquer pão caseiro que você preparar será uma melhor opção a um industrializado. Existem dezenas de receitas na internet para você variar: pão de cenoura, de beterraba, de abóbora, de milho, entre outros.
Contudo o pão da sua padaria de confiança também pode ser oferecido no café da manhã sem culpa. Desde que você ofereça os pães tipo caseiros e evite as bisnaguinhas e pães de forma com muitos aditivos na receita.
O carboidrato do pão é importante nessa fase de crescimento tão acelerado, pois fornece energia e sacia a fome.
Mais opções e receitas saudáveis (E-book)
Recentemente descobrimos o e-book da Juliana Carvalho, do Instagram Leve Cuidar, que contém 50 opções de lanches e receitas saudáveis para bebês. Um cardápio de café da manhã para bebê de 1 ano com receitas doces e salgadas, além de 2 bônus especiais.
As receitas são da própria Nutricionista e o precinho é especial: só R$39,90!
Além disso, nesta idade é importante evitar os industrializados e os doces, que acarretam uma alimentação pouco nutritiva e podem agravar o período de seletividade que próximo aos 2 anos de idade. Por isso todo investimento feito agora pode ser decisivo no futuro.