A beterraba é um alimento muito nutritivo que pode entrar no cardápio do bebê desde os 6 meses de idade. Você pode preparar papinhas ou oferecer cozida, no vapor ou assada e em pedaços maiores, caso tenha optado pelo BLW.
O fato é que a beterraba é um ótimo alimento para os pequenos, além de ser deliciosa. E é por isso que hoje trouxemos essa lista de cinco benefícios da beterraba para bebês.
Não deixe de conferir também a nossa Receita de Papinha de Beterraba, caso você ofereça alimentação na forma de papinhas.
Vamos conhecer os benefícios deste alimento?
1 – Ajuda no combate e prevenção da anemia
Por conter ferro e ácido fólico, a beterraba é uma grande aliada no combate e prevenção da anemia em bebês.
Isso porque se for consumida regularmente ela pode ajudar na formação das células sanguíneas e no aporte de ferro ao organismo.
2 – Contém cálcio, mineral importante para os bebês
O cálcio tem papel fundamental na formação dos ossos e dentes e, por isso, seu consumo na infância é tão importante.
Além disso este mineral também é necessário para o perfeito desenvolvimento dos músculos e nervos.
3 – Melhora o funcionamento do intestino
Por ser rica em fibras, a beterraba melhora o funcionamento do intestino, facilitando o trânsito intestinal.
Casos de constipação são muito comuns no início da introdução alimentar, sendo assim importante incluir alimentos com fibras na alimentação do bebê.
Sem esquecer, é claro, de sempre oferecer água e leite materno, para garantir a hidratação necessária.
4 – Fortalece o sistema imunológico
A beterraba também contém vitamina C, conhecida por fortalecer o sistema imunológico e prevenir doenças e infecções.
Nessa fase a criança necessita de cerca de 50mg de vitamina C por dia. E 100g de beterraba contém 5mg da vitamina. Portanto varie na oferta de alimentos para garantir esse aporte deste nutriente.
5 – É versátil
Além da variação de preparos (cozida, vapor, assada, salada, etc) a beterraba também pode ser incluída em receitas como risoto de beterraba, pão de beterraba e massa de panqueca de beterraba.
Lembre-se também que as folhas e talos também são ricos em nutrientes, portanto não os desperdice. Uma boa ideia é picar tudo e incluir em molhos, omelete e outros preparos.
E então, convencida de incluir a beterraba nas refeições do bebê? Ah, se você oferece comida em forma de papinha, não deixe de conferir nossa receita de Papinha de Beterraba, super nutritiva!
Olá! Boa tarde! Adorei as informações! Gostaria de saber se pode dar leite batido com beterraba para bebê de 1 ano!
Oi Fatima,
Poder até pode. Mas não aconselho misturar alimentos tão diferentes assim. Ofereça o leite e a beterraba separadamente nas refeições e isso ajudará a criar hábitos alimentares mais saudáveis, além de prevenir a seletividade no futuro.
Obrigada pelo comentário, um abraço!