Bebês podem comer morango?

É comum pais terem dúvidas e medos na hora de oferecer frutas como morango ou kiwi na introdução alimentar, já que são consideradas alergênicas. Porém especialistas afirmam que não há evidências de que o morango cause mais alergia do que outras frutas.

Por isso a recomendação mais atual é de que o morango pode ser oferecido desde os 6 meses de idade com alguns cuidados básicos que vamos ver a seguir.

Para saber como diminuir as chances de reações alérgicas leia este artigo até o final.

Morango causa alergia?

Como mencionado no início do artigo, não há estudos que comprovem que o morango seja mais ou menos alergênico do que outras frutas.

O que acontece é que a reação muda de bebê para bebê. Cada organismo reage de forma diferente a cada alimento e é isso que precisamos observar.

Outro fator de risco para reações alérgicas tanto ao morango quanto a outras frutas é a quantidade de agrotóxico utilizada no cultivo. Muitas vezes a alergia pode se dar pelos químicos utilizados e não pela fruta em si.

Em resumo o morango não necessariamente causa alergia. Caso alguma reação seja apresentada é preciso consultar imediatamente o Pediatra para avaliar as possíveis causas.

Cuidados ao oferecer morango

Alguns cuidados reduzem as chances de contaminação e reação alérgica. Por isso reunimos algumas dicas úteis se você pretende oferecer morango ao seu bebê e ainda não está segura.

  • Lave os morangos em água corrente;
  • Deixe os morangos em um recipiente com 1 litro de água e 1 colher de vinagre por 10 minutos;
  • Seque-os delicadamente com um pano para que não murchem;
  • Mantenha os morangos refrigerados;
  • Dê preferência a morangos orgânicos, se possível.

Com esses cuidados essenciais você torna a oferta mais segura, contudo é importante sempre observar todas as reações do bebê a cada alimento novo.

Caso ele apresente alguma reação como coceira, bolinhas pelo corpo, inchaço, aftas ou outra resposta inesperada, consulte imediatamente um médico.

Receitas com morango

Se você é adepta a métodos como o BLW e o BLISS, pode oferecer o morango inteiro e deixar seu bebê explorar e comer sozinho.

Mas se você prefere a IA por papinhas, preparamos algumas receitas com morango super fáceis de fazer.

Sorvete natural de morango

Ingredientes

  • 5 bananas bem maduras congeladas
  • 4 morangos grandes
  • Água filtrada

Preparo:

Para congelar a bananas, descasque-as e corte em pedaços. Depois coloque no liquidificador as bananas, os morangos e um pouco de água. Bata até ficar homogêneo. Sirva gelado.

Papinha de pera com morango

Ingredientes:

  • 1 pera
  • 2 morangos grandes
  • 2 colheres de chá de suco de laranja

Preparo:

Descasque a pera e corte-a em pedaços pequenos e cozinhe por 10 minutos em fogo baixo. Depois coloque a pera cozida, os morangos e o suco de laranja no liquidificador e bata até ficar consistente.

Aproveite todos os benefícios dessa deliciosa fruta e insira na alimentação da sua família tomando os cuidados necessários. Procure ajuda profissional se acreditar que seu filho está tendo uma reação alérgica muito forte.

Deixe um comentário