Sim, os bebês podem comer queijo na introdução alimentar. Mas para isso, deve-se levar em consideração algumas recomendações do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Pediatria.
Isso porque o consumo de leite de vaca não é recomendado antes de 1 ano de idade. Na impossibilidade de amamentar o bebê, a família deve optar por fórmula infantil indicada pelo pediatra.
Contudo, as recomendações mais atuais dos órgão de saúde informam que derivados do leite de vaca (como o queijo) podem entrar na alimentação do bebê como ingrediente em receitas e preparos.
Para entender melhor, continue lendo.
Cuidados com leite e derivados
Um dos motivos para não oferecer leite antes de 1 ano e não exagerar no consumo de seus derivados, já que o cálcio contido nesses alimentos podem diminuir a absorção de ferro pelo organismo.
Portanto deve-se sempre equilibrar o consumo e evitar oferecer derivados do leite após as refeições. Isso porque a falta de ferro pode causar anemia, problema comum na infância devido à falta do nutriente na alimentação.
Qual queijo oferecer ao bebê?
Dê preferência aos queijos menos gordurosos e com pouco ou nenhum sal. Algumas opções de queijos mais saudáveis são:
- queijo minas frescal;
- queijo minas padrão;
- mussarela de búfala;
- cottage;
- ricota.
Além disso, confira a procedência do queijo, a data de fabricação e validade e sempre opte por marcas reconhecidas no mercado.
Você poderá se interessar por: Alimentação do Bebê de 1 ano: o que muda?
Como oferecer queijo ao bebê?
Preferencialmente inclua o queijo nos lanches, para evitar o consumo de cálcio nas refeições principais e assim diminuir a absorção de ferro.
Então, algumas ideias para incluir queijo na introdução alimentar nos horário de lanche são:
- pequenos cubos de queijo minas;
- torrada de pão integral com queijo;
- pão de queijo;
- ovo mexido com queijo.
Ainda assim, evite oferecer queijo em todos os lanches, prefira variar entre outros preparos e, principalmente, frutas. O equilíbrio é importante para manter a alimentação do bebê nutritiva e variada.
Conclusão
Enfim, o bebê pode começar a comer queijo desde o início da introdução alimentar. Mas evite exageros e escolha sempre opções de queijos mais saudáveis, com menos gordura e sal.
Além disso, procure sempre incluir o queijo nos lanches e não nas refeições principais para evitar má absorção de ferro que pode desencadear uma anemia ferropriva.
Por fim, converse com o pediatra antes de incluir um novo alimento na dieta do bebê. Verifique com o profissional o melhor tipo de queijo para o bebê e opções de receitas e preparos para a idade do seu filho.
Referências
Guia Alimentar Para Crianças Menores de 2 Anos. Ministério da Saúde, 2021.
Guia Prático de Alimentação da Criança de 0 a 5 anos. Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), 2021.