Bebê Pode Comer Ovo na Introdução Alimentar?

Desde o início da introdução alimentar, aos seis meses, o bebê pode comer ovo sim. Você sabia?

No passado havia muita discussão sobre oferecer ou não ovos para bebês. Porém com o avanço de estudos em relação a alergias, a recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)1 e da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI)1 desde 2018 é que o ovo deve ser oferecido já aos 6 meses. E quanto mais cedo, melhor. Para entender, continue lendo.

Janela Imunológica dos Bebês

Segunda a ASBAI2, cerca de 8% das crianças com até dois anos sofrem algum tipo de alergia alimentar. Por isso, visando prevenção e a redução desse índice, pediatras e nutricionistas recomendam a ingestão do ovo (clara e gema) desde os 6 meses de vida.

Isso porque existe um período entre os 6 e os 9 meses do bebê que é chamado de “janela imunológica”. Nesse período o risco de alergia alimentar é reduzido1. Contudo, quando oferecemos ovo ao bebê somente após os 9 meses de vida, o risco de desenvolver essa alergia aumenta significativamente.

Outra forma de diminuir o risco a essa e outras alergias é amamentar no peito exclusivamente até os 6 meses e, se possível, até os 2 anos de idade3.

Conheça esse e outros benefícios da amamentação exclusiva até os 6 meses.

Benefícios do Ovo de Galinha

O ovo de galinha possui propriedades que ajudam no desenvolvimento do cérebro, faz bem para os olhos e é fonte de vitamina D e B12, importantes para a pele e os ossos.

Nas refeições os ovos podem servir como fonte de proteína, que é tão importante nessa fase de crescimento acelerado dos bebês.

Além disso, os ovos possuem boas quantidades de ferro, fósforo, cálcio e zinco, entre outras vitaminas e minerais. Ou seja, o ovo é é um alimento supernutritivo!

Bebê Pode Comer Ovo de Codorna?

Sim, o bebê pode comer ovo de codorna, mas com moderação. Afinal, um pequeno ovo de codorna fornece a mesma quantidade de colesterol que um ovo de galinha, por isso deve ser consumido com cuidado.

Mas vale lembrar que ele também tem mais proteína, entre outros nutrientes. O ovo de codorna é considerado um ovo concentrado, pois mesmo tendo um tamanho menor ele tem os mesmos nutrientes do ovo de galinha.

Além disso a proporção de gema em relação ao tamanho do ovo é maior do que no ovo de galinha. E como é a gema que possui a maior parte dos nutrientes, esse pequeno ovinho se torna tão poderoso.

Contudo, é importante tomar cuidado na forma de oferecer. Por ser pequeno, ele é de fácil engasgo. Não ofereça inteiro, corte ao meio sempre.

Ovos Caipiras e Orgânicos são Melhores?

Se você pode comprar ovos caipiras ou orgânicos, compre. Devido à alimentação e ao ambiente em que a galinha é criada, esses ovos oferecem ainda mais benefícios.

Apesar de, geralmente, terem um tamanho menor, o ovo orgânico têm um terço a menos de colesterol, sete vezes mais quantidade de betacaroteno, o dobro de Ômega 3 e 25% menos gorduras saturadas4, se comparado ao ovo comum.

Mas vale destacar que se você não tem acesso aos ovos caipiras e orgânicos ou se eles são muito caros para o seu orçamento, você pode (e deve) oferecer ovo comum ao bebê.

Como oferecer ovo ao bebê?

É preciso, em primeiro lugar, ter cuidado com a salmonella. Essa bactéria muito comum pode estar presente em alimentos mal higienizados, crus ou mal cozidos, mas ela morre a uma temperatura de 70°C5. Por isso é importante cozinhar bem o ovo para consumir, ainda mais quando vamos oferecer a um bebê.

Algumas opções para variar a forma como você prepara ovo:

Omelete - Preparo do ovo que os bebês adoram
Omelete – Preparo do ovo que os bebês adoram. Fonte: Pixabay
  • Omelete: aproveite para misturar um pouco de couve picada e tempero verde, por exemplo. É uma forma de ofertar ao bebê alguns alimentos que ele ainda não consiga mastigar;
  • Ovos mexidos: também são sucesso entre bebês! Podem ser preparados com algum verdinho picado para aumentar a oferta de vitaminas.
  • Ovo cozido: clássico e fácil. Deixe o ovo por 12 minutos em água fervente para garantir seu total cozimento;
  • Ovo frito (sem óleo): não é indicado oferecer frituras antes dos 2 anos, mas você pode preparar um delicioso ovo frito sem óleo, como nesta receita aqui.

Não deixe de oferecer ovos ao seu pequeno. Ovo é um excelente alimento, muito seguro se oferecido da maneira correta e no tempo certo.

Ficou com alguma dúvida sobre ovo na introdução alimentar? Então deixa um comentário que eu respondo!

Referências

  1. Consenso Brasileiro sobre Alergia Alimentar – Parte 2 – Diagnóstico, tratamento e prevenção. Documento conjunto elaborado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI).
  2. As Alergias Mais Comuns na Infância – Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI)
  3. Guia Prático da Alimentação de Crianças de 0 a 5 Anos – Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
  4. Por que o ovo orgânico é 6 vezes melhor que o ovo convencional – Rural Centro
  5. Diagnóstico Laboratorial do Gênero Salmonella – Secretaria de Vigilância em Saúde, Ministério da Saúde

2 comentários em “Bebê Pode Comer Ovo na Introdução Alimentar?”

    • Oi Priscila,
      A maioria dos pediatras recomenda não mais do que 1 ovo por dia. Sempre observar reações alérgicas e caso suspeite do ovo, suspenda e converse com o médico.

      Obrigada pela visita!

      Responder

Deixe um comentário