Bebê com dentes nascendo não quer comer, o que fazer?

O nascimento dos dentinhos pode provocar uma série de incômodos para os pequenos. Alguns podem ter febre baixa, ficarem mais irritados e, para desespero das mães, podem perder o apetite de forma drástica. 

Isso porque a gengiva fica inchada e dolorida, além de provocar aumento na salivação, o que em alguns casos também pode causar diarréia. Enfim, é um momento delicado que exige paciência.

Para amenizar o problema da má alimentação nessa fase, preparamos algumas dicas para quando os dentinhos estão nascendo e o bebê para de comer. Seguindo essas sugestões você irá ajudar o bebê a se manter alimentado e ainda amenizar o desconforto causado pelo dente irrompendo.

Leite

Se o bebê ainda mama no peito, essa pode ser a grande salvação nesse período. O peito além de alimentar acalma e ajuda a aliviar a dor

Mas caso o bebê já tenha desmamado e tome leite na mamadeira ou em outro tipo de copo, ele também deve ser oferecido em temperatura ambiente. O leite ajuda muito na alimentação e garante os nutrientes necessários enquanto a criança não volta a se alimentar normalmente.

Alimentos para ajudar a coçar

Durante o nascimento dos dentinhos há a fase em que a gengiva coça, que acontece um pouco antes do rompimento e que também incomoda bastante.

Se o bebê está levando tudo à boca e parece querer morder tudo, ele pode estar nessa fase. portanto ofereça alimentos que podem ajudá-lo a aliviar esse sintoma.

O brócolis, por sua textura, é um ótimo alimento para deixar que o bebê explore com a boca. Outros vegetais em forma de palito como cenoura ou beterraba também podem fazer essa função de coçar. Em vez de deixar que o bebê coloque qualquer objeto na boca para esse fim, ofereça um alimento.

Alimentos gelados 

Oferecer comidinhas geladas ajuda a desinchar a gengiva e proporciona alívio imediato. É muito comum bebês que não estão comendo por causa dos dentes aceitarem alimentos geladinhos.

Frutas macias geladas como melão, manga, uva ou pera, por exemplo, podem ajudar. Também vale fazer sorvete caseiro com banana + morangos congelados. É só colocar no congelador e bater no liquidificador depois.

Purês e caldos

Talvez o bebê esteja com uma grande dificuldade de mastigar, então vale tentar oferecer comidinhas em textura mais fácil de comer. 

Faça purê de batata ou de cenoura, além de caldinho de feijão ou de legumes. Isso vai ajudar mantê-lo nutrido enquanto houver o desconforto dos dentinhos.

Veja mais informações sobre falta de apetite no artigo Meu bebê não quer comer, o que fazer?

Chá de camomila

Outra boa ideia é oferecer chá de camomila em temperatura ambiente. Esse chá é calmante e pode ajudar a diminuir o desconforto.

Há quem indique compressa de camomila diretamente em cima da gengiva, mas raros são os bebês que aceitam e permitem que se manipule a boca desse forma. Se isso vai gerar um estresse ainda maior à criança, melhor oferecer o chá para beber.

É importante lembrar que bebês menores de 6 meses não devem tomar chá, apenas leite (materno ou fórmula).

E por fim…

Não pire! Essa fase vai passar rápido. A preocupação é normal e você pode tentar amenizar esse problema com as nossas dicas. Mas saiba que todos os bebês passam por isso e continuam saudáveis e se desenvolvendo. Dê muito carinho e ajude seu filho a passar por esse momento chatinho.

Você tem alguma outra dica para essa fase? Deixe nos comentários e ajude outras mães!

2 comentários em “Bebê com dentes nascendo não quer comer, o que fazer?”

  1. A minha netinha tem 4 mês e meio os dentinhos já ta querendo apontar ela já tava com 6 hora qui não mamava daí fiz o migual de maisena com o próprio deite nan qui ela toma daí ela mamamou tudinho e dormiu

    Responder
    • Olá,

      Aos 4 meses o indicado é que ela seja alimentada apenas com leite. O melhor é sempre procurar ajuda médica para ter certeza de que o problema é mesmo os dentinhos, pois a falta de apetite pode ser ocasionada por uma série de problemas.

      Responder

Deixe um comentário