Umas das dúvidas mais frequentes entre pais de primeira viagem é a idade certa para começar a oferecer alimentos para o bebê. Até porque antigamente era mais comum ver bebê começando a comer com 3 ou 4 meses, mas novos estudos dos principais órgãos de saúde atualizaram as recomendações dos pediatras1 nos dias de hoje. Então a resposta para essa dúvida é NÃO, não ofereça papinha antes dos 6 meses de idade.
É claro que existe a ansiedade para vê-lo comer e às vezes o medo de que o leite não esteja sendo suficiente para o bebê. Aí vem a dúvida: será que posso começar a dar uma papinha para o bebê de 4 meses?
Nesse artigo vamos te mostrar por que você deve esperar mais um pouco e seguir a recomendação dos pediatras mais atualizados.
Tópicos
Amamentação exclusiva até os 6 meses
Os médicos mais atualizados têm uma recomendação bem definida quanto a idade mínima para tirar o seu bebê da amamentação exclusiva: 6 meses!
Essa é a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS)2 e da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)1, que vem sendo seguida pela maioria dos médicos pediatras. Mas é claro que é natural a ansiedade e o medo de ver o pequeno bebê passando fome ou ganhando pouco peso. É isso que acaba levando pais e mães a iniciarem a IA (introdução alimentar) precocemente.
Para atingir o marco dos 6 meses com tranquilidade é preciso manter as consultas em dia com o Pediatra e saber que o leite materno tem todos os nutrientes que o bebê precisa até essa idade.
E o bebê que toma fórmula?
Embora o leite materno seja a primeira opção recomendada1 para o aleitamento do bebê, as fórmulas infantis são desenvolvidas para se aproximar o máximo possível da composição nutricional do leite materno. Elas contém3 uma mistura de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais essenciais para o crescimento e desenvolvimento adequados do bebê.
Portanto a fórmula infantil fornece todos os nutrientes necessários para o bebê até os 6 meses1, garantindo um desenvolvimento saudável. A introdução precoce de alimentos sólidos, antes dos 6 meses, pode aumentar o risco de problemas de saúde, como alergias alimentares e problemas digestivos.
Risco de engasgo
Por volta dos 6 meses de idade a criança começa a mostrar a capacidade de mastigar mesmo sem ter ainda os dentes. Essa habilidade é uma forma de mostrar que o corpo está pronto para começar a receber outros tipos de alimentos.
Porém, aos quatro meses, essas habilidades ainda não estão completamente desenvolvidas. É possível que o bebê até aceite o alimento, mas ele não é necessário. Os riscos e malefícios são muito maiores do que os benefícios. Nesse período, o desenvolvimento neuropsicomotor e os sistemas digestivo e renal e não estão completamente prontos1, por isso o risco de engasgo é maior.
Dessa forma, os alimentos podem causar engasgos que são muito perigosos nessa idade. Dois meses podem parecer uma diferença pequena, mas é este tempo extra que o bebê precisa para um amadurecimento digestivo suficiente para começar a comer com segurança.
Sinais de prontidão
Por volta dos 6 meses de idade o bebê vai começar a mostrar os sinais de prontidão. Estes sinais são um ótimo indicador para saber se o seu filho está mesmo pronto para começar a consumir alimentos sólidos.
São habilidades que podem começar a aparecer antes dos 6 meses, mas você não deve correr riscos enquanto o bebê não tiver apresentado todos os sinais. Além disso é muito aconselhável cumprir 6 meses de amamentação exclusiva.
Abaixo vamos falar um pouco de cada sinal de prontidão para você ficar atenta.
1. O bebê está sentando sem apoio
Esse é o primeiro sinal, a criança passa a ter maior liberdade de sentar sem necessitar de um apoio para se manter sentado. Dessa forma o tronco fica ereto e as mãos livres, diminuindo o risco de engasgos.
2. O bebê perdeu o reflexo de protusão da língua
Antes dos 6 meses o bebê tem a tendência a projetar a língua para fora. Você pode fazer um teste oferecendo um pedaço de alimento molinho. Se ele colocar pra fora com a língua é sinal de que ainda não está totalmente pronto.
3. O bebê pega objetos e leva à boca
Alguns bebês fazem isso muito cedo. Desenvolvem a habilidade de segurar objetos com a mão e começam a levar à boca. Essa curiosidade é importante, pois ao segurar um pedaço de comida ele vai levá-la naturalmente para a boca. Vai experimentar, sentir a textura e o cheiro, sem que os pais precisem forçar nada.
4. O bebê demonstra interesse pela comida
Seguindo seus instintos a criança vai ficar muito mais animada quando ver alguém comendo. Ela vai naturalmente tentar pegar a comida e demonstrar interesse por ela.
A partir desse momento começa o aprendizado sobre o que é comer, lembre-se que o bebê ainda não entende isso. É observando e explorando que ele vai começar a entender que aquilo o alimenta, que sacia sua fome. Por isso não crie expectativa de ver seu bebê comendo um prato cheio de comida logo de início. Ele precisa descobrir muita coisa até entender como tudo funciona. Dê tempo ao bebê.
Em resumo você não deve oferecer papinha para um bebê de 4 meses. Converse com o pediatra do seu filho para verificar a necessidade de suplementar leite, se for o caso de estar ganhando pouco peso. Mas aguarde os 6 meses e os sinais de prontidão para começar. A saúde do seu filho agradece.
Referências
- Guia Prático de Alimentação para Crianças de 0 a 5 Anos – Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
- Exclusive breastfeeding for optimal growth, development and health of infants – Organização Mundial da Saúde (OMS)
- Fórmulas Infantis, Perguntas e Respostas – Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)
- Quando introduzir novos alimentos para o bebê? – Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
Quero mais dica sobre alimentação de bebê apartir de 6 meses
Quero mais dica sobre alimentação de bebê apartir de 6 meses
Oi Lucrécia, obrigada pela visita ao blog!
Vou te colocar em nosso grupo de e-mail para receber novidades e todos os nossos materiais.
Conte com a gente!
Um abraço!
Dei lapinha para minha bebê de 4 meses, após ver essas informações quero saber se devo parar? Pois minha bebê come e mama super bem
Oi Letícia, tudo bem?
Nesse caso é melhor você avaliar a situação com o pediatra. Mas de qualquer forma mantenha a amamentação em livre demanda, pois nessa fase o leite é o principal alimento para ela.
Obrigada pela visita!
Ola .. meu bebê ele toma fórmula.. mesmo assim devo esperar os 6 meses ? Já dei líquido de mamão.. Deve parar ?
Olá Marcia,
Sim, mesmo bebês que tomam fórmula devem iniciar a IA apenas aos 6 meses. Nesta fase o melhor alimento para o bebê é o leite, materno ou fórmula.
Indicamos que páre com o líquido de mamão e procure orientação do pediatra.
Obrigada pela visita e pelo comentário!