Utensílios para BLW: 5 itens para ajudar na IA

Um dos maiores desafios do BLW é lidar com toda essa autonomia do bebê que resulta em muita sujeira (na roupa, no cadeirão, no chão e até na mãe!). Mas esse não deve ser um impeditivo para optar por esse método que oferece tantos benefícios à criança. É por isso que hoje trouxemos dicas de utensílios para a introdução alimentar que vão ajudar os pais nessa jornada.

1. Cadeira de alimentação fácil de limpar

O tipo da cadeira (ou cadeirão) a ser escolhido vai depender muito do espaço que você tem em casa. Há ótimas opções em cadeirões tradicionais de bebês, mas eles normalmente ocupam muito espaço. Quem mora em casa ou apartamento pequeno tem opções melhores como as cadeirinhas portáteis para amarrar a uma cadeira normal.

Especificamente para quem vai fazer BLW a dica é escolher assentos fáceis de limpar. Evitar aqueles com capas, almofadinhas ou acolchoados, pois certamente ficará sujo e com manchas. Cadeirinhas de plástico lisas, sem muitos detalhes são fáceis de passar um paninho e pronto!

Aqui alguns exemplos de cadeiras de alimentação indicadas para quem faz BLW:

cadeiras de papá fáceis de limpar
Cadeiras de alimentação para BLW

Produto Relacionado:

Cadeira de Refeição Portátil Smart, Cosco, Azul
  • Ideal para o transporte: fechamento super compacto e estrutura leve para levar onde você for
  • Prática para os pais: compartimento para armazenar ou transportar objetos, como o talher e babador da criança
  • Acompanha o crescimento: cadeirinha com 2 alturas de assento facilmente reguláveis por meio dos pés retráteis
  • Peso máximo recomendado: 23KgCor: azul
  • Aberta: 40 x 38 x 45 cm Fechada: 19 x 38 x 31 cm

2. Prato ou jogo americano

Como o bebê vai ficar livre para explorar a comida o ideal é não utilizar pratos de vidro ou louça, que quebre. Escolha pratinhos de plástico (BPA free!) e que sejam fundos, tipo cumbuca. Com pratinho raso o bebê vai derrubar ainda mais comida para fora. 

Pratinho com divisória, como o da foto abaixo, na minha opinião é o melhor tipo de prato para a introdução alimentar. Ele ajuda a separar os alimentos e deixar o prato mais organizado.

Pratinho com divisória

Outra opção de prato para BLW bastante utilizada são os jogos americanos com pratinho acoplado. Esse modelo é bem interessante para evitar que o bebê vire ou derrube o prato no chão. Mas é claro que tudo é possível, não duvide de um bebê.

Contudo é importante destacar que é perfeitamente possível não utilizar prato nenhum. Coloque pouca quantidade de alimento direto na bandeja para que o bebê manuseie. Com o passar dos meses e o desenvolvimento do bebê você insere o prato nas refeições.

Produto Relacionado:

Multikids Baby Prato Com Divis Rias Funny Meal Doguito Bb1114
  • Preserva a textura e sabor individuais das comidas.
  • Bordas largas facilitam para segurar.
  • Pode colocar no microondas e na máquina de lavar
  • 3 divisórias arredondadas que ajudam a pegar os alimentos.
  • Livre de BPA

3. Talheres

No início da introdução alimentar o bebê – obviamente – não vai saber usar os talheres. Então não se preocupe com isso no início, ele terá tempo para aprender.

Por volta dos 9 meses a criança começa a desenvolver maior habilidade com as mãos e dedos, é nessa fase que passar a fazer o movimento de pinça. Aí o bebê já irá conseguir pegar alimentos menores como uma ervilha, por exemplo, com a pontinha dos dedos. Esse é um ótimo momento para incluir talheres (apenas garfinho e colher) e estimular o bebê a usá-los.

Assim como ele faz com a comida, também irá explorar os talheres com as mãos sem ainda saber direito como usar. A melhor maneira de ensinar é utilizar talheres na frente do bebê, mostrando como fazer. Mais um motivo para o bebê fazer as refeições junto com a família, na mesa.

Produto Relacionado:

Buba Kit Talher Flexivel E Termossensivel Azul Buba Azul
  • Livre de bpa e ftalatos
  • 100% atóxico
  • Flexível: ideal para destros e canhotos
  • Termos sensível: muda de cor se o alimento estiver muito quente
  • Não podem ser fervidos

Mas não se preocupe se seu bebê preferir pegar os alimentos com as mãos. Deixe que ele se alimente como preferir. Com o tempo ele vai observar as pessoas a sua volta e irá aprender como usar os talheres.

4. Babadores

Os babadores tradicionais podem não ser muito efetivos no BLW. Isso porque o bebê tende a se sujar todo: barriga, braços, pernas… até o cabelo! Por isso surgiram os babadores tipo avental, com manga longa ou regata.

Esse tipo de babador diminui a ansiedade da mãe devido à sujeira e poupa as roupas do bebê evitando tantas lavagens. 

Babador impermeável com manga

É claro que dependendo do clima e de onde você mora, é possível deixar o bebê só de fralda e depois dar um banho. Mas esse tipo de babador reduz um pouco do trabalho, já que são impermeáveis e facilmente limpos.

Produto Relacionado:

OFERTA
Multikids Baby Babador Com Manga Macaco Bb342 Verde
  • Material impermeável
  • Tamanho único
  • Pode ser utilizada nas atividades escolares de pintura
  • 0.4×45.0x31.0 cm
  • Não Informado (Author)

5. Toalha de plástico

Uma das coisas que salva a vida das mães que praticam BLW é usar uma toalha de plástico no chão como estas abaixo, sob a cadeira do bebê. Essa dica é valiosa!

Essas toalhas são fáceis de limpar. Então deixe a sujeira cair, depois limpe com um paninho. Sem farelo ou manchas no chão, a mãe tem menos um motivo para ficar nervosa durante a refeição.

Toalhas de plástico são facilmente encontradas em lojas tipo bazar e até mesmo em ferragens. Um investimento barato que vale a pena.

Partiu BLW?

Assim ficou mais fácil né? Se você tinha a sujeira como um argumento contra o BLW aposto que agora já aprendeu a driblar essa dificuldade. 

Confira também o artigo BLW: 7 dicas práticas para começar

A maior lição que se pode tirar de mães que praticam BLW com sucesso é: deixa sujar! Vá contornando da melhor forma, mas não fique tentando evitar a sujeira. As refeições do bebê ficarão muito mais tranquilas assim.

Deixe um comentário