Pode dar água para o bebê?

A oferta de água para bebês com menos de 6 meses é um assunto que sempre gera muitas dúvidas. E até mesmo os pediatras podem dar orientações diferentes, o que confunde ainda mais os pais.

O fato é que a ingestão de água vai depender de qual leite é a base da alimentação do bebê. Aleitamento materno exclusivo, aleitamento parcial ou apenas uso de fórmula infantil são informações importantes que determinam se esse bebê deve ingerir água ou não.

Quer entender melhor como os pediatras avaliam essa questão? Então continue lendo.

Bebês em aleitamento materno exclusivo

Nos casos em que o bebê mama apenas no peito, comece a oferecer água aos 6 meses de vida, na introdução alimentar. 

Não há necessidade de ofertar água antes disso porque o leite materno garante a hidratação do bebê. E, ao contrário do que se pensa, incluir água na alimentação nesse período pode prejudicar mais do que ajudar.

Isso porque com um estômago ainda tão pequeno, ao ingerir água o bebê pode ter sensação de saciedade e mamar menos. Ou seja, a água acaba ocupando um espaço que deveria ser preenchido com leite materno, tão importante para o crescimento e desenvolvimento nesta fase.

O resultado pode ser pouco ganho de peso e menos ingestão de nutrientes.

Em resumo: para bebês que mamam no peito, você deve ofertar água apenas após os 6 meses, na introdução alimentar.

Você também pode se interessar por: Benefícios da amamentação exclusiva até os 6 meses

Bebês que tomam fórmula / leite artificial

Se o bebê toma fórmula a orientação pode ser diferente. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, esses casos devem ser avaliados juntamente com o pediatra.

A quantidade de água a ser ingerida vai depender de como esse bebê é alimentado, se apenas com fórmula ou intercalado com leite materno. Outros fatores como clima muito quente, sinais de desidratação e peso do bebê podem influenciar.

O fato é que não há uma recomendação geral quando o bebê mama fórmula. E é por isso você vai precisar consultar o pediatra para que ele analise o seu caso especificamente.

Bebês em introdução alimentar

Quando o bebê completa 6 meses e inicia a introdução alimentar a água precisa começar a fazer parte da rotina. Por isso, ofereça água sempre, mesmo que seu bebê recuse no início.

Conforme o informativo da Sociedade Brasileira de Pediatria, aos 6 meses o bebê precisa ingerir de 700ml a 800ml de água por dia para garantir uma boa hidratação.

Veja na imagem abaixo as quantidades ideais por idade.

Fonte: Sociedade Goiana de Pediatria / Sociedade Brasileira de Pediatria

A água é fundamental para garantir boas condições de saúde. Ingerir água faz parte de uma rotina de hábitos saudáveis que são importantes para crianças e adultos. Incentive seu filho a tomar água tomando água junto com ele!

Deixe um comentário