A mandioquinha também é conhecida por outros nomes como batata-baroa, batata-fiúza, batata-salsa, mandioquinha-salsa, cenourinha-amarela ou cenourinha-branca. Trata-se de um tubérculo que entra no pratinho do bebê como porção de carboidrato.
Isso porque ela é uma ótima fonte de carboidratos e também de fibras. Ou seja, além de dar energia, ela ajuda no bom funcionamento do intestino.
Também vale destacar que a mandioquinha é fonte de cálcio e das vitaminas A, C e E. Por esse motivo, incluir a mandioquinha no cardápio do bebê é uma excelente ideia.
Para saber como preparar uma simples e deliciosa papinha de mandioquinha, continue lendo.
Papinha de Mandioquinha
Uma papinha rica em carboidratos e fibras, ideal para a fase de desenvolvimento do bebê na introdução alimentar.
Ingredientes
- 1 mandioquinha pequena;
- 1 dente de alho picado;
- 1 colher (chá) de azeite;
- Salsinha picada à gosto.
Preparo
- Descasque e corte a mandioquinha em cubos pequenos;
- Aqueça o azeite em uma panela e doure o alho;
- Coloque a mandioquinha picada na panela e refogue;
- Vá colocando água aos poucos, até a mandioquinha ficar bem macia;
- Depois tire da panela e amasse-a com um garfo até ficar na consistência desejada;
- Adicione a salsinha picada.
Notas
- Não utilize sal e nem leite e derivados até o bebê completar 1 ano (essa é a recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria).
- Não bata a papinha no liquidificador ou com mixer. Pois amassar grosseiramente com o garfo estimula a mastigação do bebê, que deve estar comendo a comida da família até 1 ano de idade.
- Antes de achar que o bebê não vai aceitar a salsinha picada, ofereça. Acostume desde cedo o bebê a comer comida colorida e a enxergar ingredientes diferentes nos preparos. Assim você diminui a seletividade alimentar, tão comum em crianças maiores.
Se você testou esta receita, deixe sua avaliação e depoimento nos comentários. Sua participação enriquece nosso conteúdo.