Utensílios para a Introdução Alimentar: como escolher

Quando os 6 meses do bebê se aproximam já começa aquela expectativa sobre como será a introdução alimentar, como se organizar ou qual método seguir. Enfim, são muitas as dúvidas sobre essa nova fase da vida do bebê.

Alguns utensílios podem facilitar esse processo e ajudar a diminuir a sujeira que é natural durante a refeição do bebê. Por isso, selecionamos os produtos e acessórios mais úteis para as mães e bebês na introdução alimentar e vamos falar um pouco sobre cada um deles.

Veja a sugestão de lista dos acessórios que você pode comprar para a introdução alimentar (clique nos itens para saber mais):

Cadeira de alimentação fácil de limpar

Existem dezenas de modelos de cadeira de alimentação, mas alguns detalhes devem ser observados antes de comprar uma.

A dica mais importante que deve ser levada em consideração é que a cadeira (ou cadeirão) deve ser fácil de limpar. Aquelas muito acolchoadas ou de tecido podem até parecer mais confortáveis para o bebê, mas são muito mais difíceis de limpar. Como o bebê ficará pouco tempo na cadeira e a maior parte do tempo muito entretido pela comida, o conforto da cadeira na verdade não faz muita diferença. 

Ela deve ser segura, é claro. Sem cantos ou pontas que possam arranhar e com cinto para garantir que o bebê não vai escorregar ou cair para fora.

Nesse sentido o modelo de cadeira mais prático, seguro e com um valor bem em conta são as cadeiras de alimentação portáteis, como essa da Cosco.

Ela é toda feita em plástico com cantos arredondados, tem cinto de segurança, a bandeja é removível e a altura é regulável. Ela deve ser acoplada a uma cadeira normal através dos dois cintos que envolvem a parte do encosto e do assento da cadeira. Esse é um bom produto também para quem não tem muito espaço para guardar um cadeirão em casa.

Tapete ou toalha impermeável

Colocar um tapete impermeável embaixo da cadeira de alimentação do bebê é uma ótima forma de facilitar a limpeza. Ele evita que o chão fique sujo de comida, é mais fácil de limpar e você vai ficar mais tranquila quando o bebê deixar cair ou derrubar alguma coisa. Relaxar com a sujeira torna o processo mais leve.

Existem tapetes específicos para esse fim, mas geralmente custam caro. Por isso você pode utilizar uma toalha de mesa impermeável e ela fará o mesmo papel perfeitamente. Uma boa opção é essa toalha redonda em PVC impermeável.

O material liso e impermeável tornam a limpeza prática e rápida, protegendo o chão de marcas e manchas de comida. É um investimento baixo que vai facilitar o dia a dia.

Babador com manga

Para proteger as roupinhas do bebê um bom babador com mangas pode ajudar. Sem ele as roupinhas provavelmente terão que ser trocadas em cada refeição. Além do acúmulo de roupas para lavar, você também evita manchas de comida na roupinha do bebê.

Os modelos mais práticos e com preço justo são esses da Multikids:

Feito em material impermeável e com bolso cata-migalhas, ele está disponível em quatro diferentes estampas (uma mais fofa que a outra!). 

Pratinhos de bebê

Há muitos tipos de pratinhos para escolher. Mas para o início, quando tudo ainda vai ser uma grande novidade para o bebê, indico o uso de pratinho com ventosa. O prato infantil com ventosa fixa na mesa e impede que o bebê vire ou derrube o prato.

É importante sempre atentar se o pratinho é BPA Free (livre de bisfenol-A) e se pode ir ao microondas. Esta opção de pratinho da Buba segue esses critérios e tem um preço bem em conta.

Pratinho de Bebê
Pratinho de Bebê

Ele é bom também por ser um prato fundo, já que os rasos causam ainda mais sujeira. Além disso, estão disponíveis também na cor azul com verde.

Talheres para a introdução alimentar

As talheres, de verdade, não são necessárias para começar a introdução alimentar. Qualquer colherzinha da sua casa pode servir para você alimentar o seu bebê. 

Contudo pode ser uma boa estratégia deixar talheres infantis (que não machuquem) disponíveis para o bebê explorar. Mesmo que ele não vá conseguir usar desde o início. Isso porque ao observar os adultos comendo com talheres o bebê certamente vai querer imitar e é assim que ele vai dar os primeiros passinhos rumo a autonomia na alimentação.

Mas para isso os talheres precisam ser seguros para a criança. E pensando nisso selecionamos este Kit Colher + Garfinho da Buba:

Talheres para Introdução Alimentar
Talheres para Introdução Alimentar

Eles são flexíveis (pode ser facilmente direcionado para os lados), termo sensíveis (mudam de cor se o alimento está muito quente) e também é BPA Free.

Copo Infantil de Treinamento 360

Junto com os alimentos sólidos, aos 6 meses o bebê também começa a beber água. Por isso, outro utensílio para a introdução alimentar que não pode faltar é um copo para bebê.

Uma ótima opção é este copo de treinamento da Nuk. Ele é chamado de copo de treinamento porque a criança bebe água como em um copo normal. É uma preparação para a sua autonomia mais a frente.

Ele não vaza, a água só sai quando o bebê vira de fato para tomá-la. Contudo, a Nuk ainda inclui um bico rígido e um canudo para o mesmo copo. Este copo acompanha a evolução do bebê e é muito resistente (não quebra fácil, mesmo quando arremessado ao chão 🙂 ) 

Pote térmico

Já pensando nos dias de passeio e viagens durante a introdução alimentar, é interessante ter potes térmicos para levar a comidinha do bebê.

Um dos modelos mais práticos e seguros para levar na bolsa é este Pote Térmico da Buba:

Há outras cores e estampas disponíveis e acompanha um garfinho. Ele conserva a temperatura dos alimentos por até 5 horas. Ideal tanto para comidinhas quentes como geladas (como frutas). É resistente e higiênico, por isso vale o preço.

Potes para congelar

Uma coisa que vai facilitar bastante a sua rotina na cozinha é congelar comida em pequenas porções. Muitas vezes uma pequena porção de feijão ou de carninha pronta vão salvar o seu dia.

É por isso que eu sempre indico a compra de potinho de congelamento para organizar o freezer. Os potinhos de vidro são mais higiênicos e podem ir a freezer e microondas.

Esses potes da Nadir são de 150ml, em vidro e com tampa de plástico. No tamanho ideal para pequenas porções e fáceis de limpar. Vale a pena conferir.

Curso de Introdução Alimentar Bebê de Nutri

Se existe uma Nutri especialista em Introdução Alimentar é ela, a Franciele Loss – conhecida pelo Instagram Bebê de Nutri.

Ela é Especialista em Nutrição Materno-Infantil, tem três filhos e materiais muito completos e atualizados para ajudar mães que estão nessa fase.

O Curso de Introdução Alimentar Nutrindo Meu Bebê é 100% online. São mais de 5 horas de conteúdo em vídeo mais 10 e-books que complementam o conhecimento. Além disso, você também recebe um cardápio semanal para iniciar a alimentação do seu bebê do jeito certo.

Para saber mais sobre o curso, visite a página da Nutri clicando aqui:

Curso de Introdução Alimentar

Este curso online sobre Introdução Alimentar, vale para a fase dos 6 aos 24 meses do bebê. Para aprender de maneira prática, fácil e descomplicada a iniciar a alimentação do bebê com respeito e incentivando a sua autonomia.

E então, você curtiu as nossas dicas? Tem mais algum produto para indicar que ajude mães e bebês na introdução alimentar? Deixe sua contribuição nos comentários 😉

Deixe um comentário