Livros Sobre Introdução Alimentar

É importante buscar informação de fontes confiáveis quando o assunto é alimentação do bebê. Muitas mudanças acontecem na área de Medicina e Nutrição e nem sempre aquele conselho das avós vai ser a melhor escolha para seu filho.

Ao mesmo tempo tem muita informação circulando na internet e é preciso saber filtrar e entender o que faz sentido para você e para a sua família. 

Pensando nisso, listamos Livros Sobre Introdução Alimentar que vão ajudar nesta fase. São esses livros e e-books que sempre recomendamos quando nos escrevem pedindo dicas. Vamos conhecer?

Lista de Livros Sobre Introdução Alimentar

Conheça nossa seleção de livros e e-books que vão ajudar na teoria e na prática da introdução alimentar. Para ajudar a manter este blog no ar, você pode adquirir os livros através dos links de afiliado publicados aqui. Nossa equipe agradece.

1. Receitas para bebês na Introdução Alimentar

Esse livro é da Nutricionista Materno Infantil Carolina Vaccaro. É conhecimento na teoria e na prática, por isso os e-books dela valem tanto a pena.

Neste kit são 150 receitas saudáveis e fáceis de preparar, com e-book de papinhas e outro para quem optou pelo BLW. Ainda acompanha o E-book com receitas para bebês de 1 a 2 anos. Super completo!

Para baixar é só clicar:

Kit de E-books sobre introdução alimentar
Kit de E-books sobre introdução alimentar

2. Comida de bebê: uma introdução à comida de verdade (Rita Lobo)

O livro da Rita Lobo também tem como objetivo melhorar a alimentação da família toda. Como o próprio nome do livro diz é sobre introdução alimentar com comida de verdade.

O conteúdo teve apoio de médicos e nutricionistas do Núcleo de Pesquisa em Nutrição da USP e traz informações atualizadas sobre como iniciar a alimentação do bebê de forma saudável e criando bons hábitos para a vida toda.

Segundo Rita Lobo a ideia do livro é incentivar pais e filhos a se alimentarem melhor e comerem a mesma comida. Como ela disse à Revista Crescer, papinhas de bebê são ultrapassadas e a criança deve ser incentivada a conhecer comida de verdade desde o início da Introdução Alimentar.

3. Meu filho não come!

Um clássico do Dr. Carlos Gonzáles que fala muito sobre repeito na alimentação do bebê. Ele demonstra com clareza que, muitas vezes, o maior problema de uma criança que não come pode ser a postura e pressão dos pais e cuidadores.

Serve como orientação e acolhimento para os momentos desafiadores da alimentação das crianças. Este é um dos livros sobre introdução alimentar mais recomendados para pais e profissionais de saúde.

4. BLW: O desmame guiado pelo bebê

Livro escrito por Gill Rapley, que é a criadora do método BLW (Baby Led Weaning). Essa abordagem se popularizou no Brasil justamente com a chegada do livro traduzido por aqui e até hoje ele é uma referência para quem usa esse método e para quem busca conhecimento atualizado sobre Introdução Alimentar.

O termo BLW é uma sigla em inglês para “desmame guiado pelo bebê”. Contudo o foco do método não é desmamar o bebê, como algumas pessoas podem pensar. Mas sim tornar o bebê protagonista da sua própria alimentação.

O principal benefício do BLW é justamente dar autonomia e liberdade para que a criança tenha uma boa relação com a comida pelo resto da vida.

5. Nutrindo Meu Bebê – Guia Alimentar dos 0 aos 24 meses (Bebê de Nutri)

Este livro da Nutricionista Franciele Loss (mais conhecida como Bebê de Nutri nas redes sociais) é um guia com muita informação atualizada sobre introdução alimentar. Para quem está buscando uma orientação clara de como começar e prioriza a alimentação saudável, este é o livro ideal.

Além da experiência profissional da autora como nutricionista materno-infantil, o livro ainda conta com a vivência da Franciele como mãe de três crianças. É um guia completo mesmo.

Esses são os livros sobre introdução alimentar que nossa equipe recomenda. Você tem algum deles? Tem outra indicação? Deixa nos comentários e vamos nos ajudar!

Deixe um comentário