Recentemente publicamos aqui no blog o artigo “Frutas para bebês de 6 meses: as 11 melhores opções”. E através desse texto recebemos algumas dúvidas de leitoras sobre as frutas que os bebês podem ou não podem comer na introdução alimentar.
Como existem muitas informações desatualizadas na internet sobre oferecer frutas cítricas ou algumas específicas como o morango e o kiwi, decidimos esclarecer isso aqui.
Por isso, com base em informações atualizadas, este artigo foi criado para você saber quais frutas os bebês podem comer com segurança na IA. Continue lendo para entender.
Existe alguma fruta que os bebês não podem comer?
A resposta é muito simples: não. Até mesmo o manual de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria afirma que nenhuma fruta é contraindicada.
Portanto é importante variar a oferta de frutas, podendo dar preferência às frutas da estação da sua região pela facilidade de compra e preço.
Algumas frutas como o morango e o kiwi ainda são contra indicadas por alguns profissionais. Porém uma forma segura de inserir essas frutas na alimentação do bebê é lavá-las bem e observar na criança possíveis sinais de alergia. Caso o bebê não apresente nenhum problema, continue oferecendo.
Outra informação errada que encontramos na internet é que frutas cítricas e mais ácidas como laranja, maracujá e abacaxi não podem entrar na alimentação dos bebês com menos de 1 ano. Mas isso não é verdade, pelo contrário. É muito importante incentivar o bebê a comer frutas diferentes e não somente as mais adocicadas. Isso poderá, inclusive, desencadear uma seletividade alimentar mais tarde.
Bebê só pode comer frutas orgânicas?
Também não é verdade. É claro que se você tem acesso e pode comprar orgânicos, ótimo. Mas não se prenda a isso, qualquer fruta vai fazer um bem enorme à saúde da sua criança, mesmo se não for orgânica.
Inclusive essa é uma informação que mais atrapalha do que ajuda. Como os orgânicos são mais caros e mais difíceis de encontrar, a família pode acabar não oferecendo toda fruta que o bebê poderia consumir.
Portanto, o bebê pode comer frutas não-orgânicas sem problema. Não deixe de oferecer frutas por isso.
Mas então, quais frutas bebês podem comer?
Se você chegou até aqui já deve ter entendido que não existe fruta proibida para bebês e que sim, bebês podem comer todas as frutas.
Aproveite e varie muito, pois nessa fase inicial da introdução alimentar os bebês estão mais dispostos a experimentar diferentes alimentos. Quanto mais variada for a alimentação dele agora, mais colorido ele vai comer ao longo da infância.
Portanto, preocupe-se apenas em lavar bem as frutas, deixando-as de molho na água com água sanitária (2 a 2,5% de cloro ativo). A proporção correta é de 1 colher de sopa de água sanitária para 1 litro de água. Depois enxágue bem e deixe secar naturalmente.
E então, convencida de que todas as frutas são seguras para o bebê? Se você tem alguma informação para complementar este texto, deixe nos comentários abaixo e vamos nos ajudar.
Referências
Manual de Nutrologia e Alimentação da Sociedade Brasileira de Pediatria – https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/pdfs/14617a-PDManualNutrologia-Alimentacao.pdf
Imagem by Freepik