Na confusão de bicos – assunto comum e polêmico na amamentação – o bebê, literalmente, desaprende a mamar. O uso de chupetas e mamadeiras1, que muitas vezes podem parecer salvadores em momentos difíceis da maternidade, podem causar essa grande dor de cabeça também.
É importante destacar que a confusão de bicos pode ocorrer mesmo em bebês maiores. Afinal, é comum ver mães de bebês pequeninhos dizendo que o bebê usa chupeta e continua mamando normalmente. Porém, é preciso ter consciência de que o problema pode aparecer lá na frente.
Se você acha que está passando por essa situação, veja quais são os sinais e sintomas de que uma confusão de bicos está acontecendo.
Tópicos
Sintomas da confusão de bicos
Estes são alguns sinais que você sempre deve observar, caso ofereça chupeta ou mamadeira para o seu bebê:
- Está doendo para amamentar: com exceção dos primeiros 15 dias, não é normal sentir dor ao amamentar. Se está doendo demais a pega pode estar errada. E muitas vezes uma pega errada se dá devido ao uso dos bicos artificiais.
- O bebê faz muito barulho na sucção durante a mamada: O ideal é que a mamada seja silenciosa, sem entrada de ar na boca do bebê.
- O bebê está sugando somente a ponta do mamilo: Na pega correta o bebê abocanha toda a aréola do mamilo, não somente o bico. Geralmente é isso que causa dor ao amamentar.
- O bebê chora para mamar: muito choro ao amamentar assim como muita agitação pode ser um sinal de pega errada. A pega errada pode diminuir a saída de leite, o que pode irritar o bebê.
- O bebê está rejeitando o peito (prefere o bico ou mamadeira): Esse é um sinal tardio da confusão de bicos. Se o bebê já começou a rejeitar o peito e prefere mamar na mamadeira ou dormir com a chupeta, é um forte sinal de que a amamentação poderá acabar em breve.
Cuidado com o desmame precoce!
Quanto menos o bebê mama no peito, menos leite a mãe produz. Quando menos leite a mãe produz, mais leite na mamadeira o bebê toma. Já parou para pensar nesse ciclo? Pois é assim mesmo que acontece.
É comum ouvir as frases: “meu leite secou”, “o bebê largou o peito sozinho”, “o bebê prefere a mamadeira”. Mas será que isso é tão natural quanto parece? A resposta é: não! Um desmame antes dos 2 anos é considerado precoce1. Dificilmente uma criança em livre demanda vai deixar de mamar por conta própria antes dos 2 anos de idade.
Se você optar por desmamar seu filho antes dos 2 anos, tudo bem, você é livre para fazer suas escolhas. Mas se você preza pela livre demanda e pela amamentação até, no mínimo, 2 anos, nós precisamos alertar você sobre a confusão de bicos e a ligação com o desmame precoce.
Você também poderá se interessar pelo artigo Amamentação Prolongada: Até Quando Amamentar?
Malefícios dos bicos artificiais
Além de comprometer a amamentação, há ainda outros malefícios ao oferecer bicos artificiais para um bebê.
Alguns dentistas defendem que não se deve oferecer chupeta em nenhum momento. Outros dizem que é preciso tirar antes dos 2 anos. O fato é que a chupeta pode deformar a arcada dentária e a posição dos dentes da criança.
Outro problema é que, ao largar o peito e continuar usando chupeta e mamadeira, há um falso desmame. Isso porque a necessidade de sucção da criança continua, principalmente para a hora de dormir. O melhor caminho é ensinar para a criança outras formas de se acalmar, para que a chupeta e a mamadeira não causem dependência.
É importante destacar também que chupar o dedo não é problema. Essa é uma questão que muitos pais trazem como justificativa para oferecer chupeta ao bebê. Chupar o dedo é natural2, os bebês chupam o dedo já dentro da barriga. Casos de pessoas que continuaram a chupar dedo ao longo da vida estão fortemente relacionadas a um desmame precoce. Provavelmente essa criança não tinha acesso livre ao peito e acabou criando este hábito para satisfazer a sua necessidade de sucção.
Como evitar a confusão de bicos
A melhor maneira de não passar pela confusão de bicos durante a amamentação é prevenindo.
Não oferecer bicos artificiais: chupeta, mamadeira e copinhos com canudo. Eles são a razão da maioria dos casos de dificuldade ao amamentar. Até mesmo os bicos de silicone usados para proteger o seio ao amamentar podem ser prejudiciais. Então, evite.
Caso seja necessário complementar com leite artificial, deve-se oferecer o leite em copinho (tipo copo de cachaça) ou na colher dosadora. Isso também vale para quando a mãe que amamenta no peito precisa deixar o bebê aos cuidados de outra pessoa.
Como resolver a confusão de bicos
O primeiro passo para reverter a confusão de bicos é tirar todos os bicos do bebê. Isso pode ser desafiador e exigir muita paciência da sua parte, pois o bebê vai protestar.
Para compensar a falta da chupeta você pode precisar oferecer o peito mais vezes para acalmar o bebê. Então corrija a pega se necessário e procure um banco de leite ou consultora de amamentação para ajudar.
O processo pode ser desafiador, mas saiba que em muitos casos é possível reverter a confusão de bicos e manter a amamentação. Mas para isso, pode ser que seja necessário buscar ajuda profissional.
Referências
- Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos – Ministério da Saúde
- A fase da chupeta – Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)