Como aumentar a produção de leite materno? [7 Dicas]

Todas nós, mamães, sabemos da importância do leite materno para os nossos bebês. É através da amamentação que fornecemos os nutrientes necessários para o crescimento sadio do bebê. Além disso, amamentar fortalece o vínculo com o seu filho e previne você de cânceres de mama e de ovários.

Por isso, é fundamental amamentar o bebê única e exclusivamente com o leite do peito até os seis meses de idade. No entanto, muitas mamães ao saberem disso, ficam extremamente preocupadas e ansiosas quando não possuem muito leite. Ou, pelo menos, acreditam que não.

Escrevi esse artigo com o intuito de ensinar algumas técnicas para aumentar a produção de leite materno e deixar as mamães sossegadas. Algumas vezes, pode ser que a baixa produção de leite esteja realmente relaciona à algum aspecto de saúde da mamãe. No entanto, na maioria das vezes, é falta de estímulo mesmo.

O que fazer para estimular a produção de leite?

É muito importante termos em mente que um bebê é diferente do outro e mama uma quantidade diferente e com frequência diferente de outros bebês. Outras mamães e seus filhos não devem ser parâmetro para você.

Se o seu pequeno dorme bem, faz xixi e cocô regularmente e está com o peso ideal, não tem por que se preocupar. Continue ofertando o leite ao seu bebê. Se a quantidade diminuir, é porque o seu corpo está produzindo apenas o necessário para a alimentação da criança.

Contudo, se você acredita mesmo que não está produzindo leite suficiente vou te passar algumas dicas de como aumentar a produção naturalmente.

1 – Pega correta: a sucção precisa estar adequada e regular  

Para que o leite desça e o bebê consiga mamar, a pega precisa estar correta e a criança precisa mamar com regularidade. Quanto mais o bebê mamar, mais leite você irá produzir.

O bebê precisa abocanhar toda a auréola para conseguir sugar de verdade. Segure-o com o rosto e o corpo voltados para você.

2 – Amamente em livre demanda

Deixar o bebê mamar à vontade é a melhor maneira de estimular a sua produção de leite. Isso porque o organismo entende que precisa produzir mais.

Se você trabalha, tire o leite dos seus seios com uma bomba de sucção, pelo menos de três em três horas.

Se o seu bebê usa chupeta ou mamadeira, esteja atenta aos sinais de confusão de bicos, que também pode ocasionar menor produção de leite. Saiba mais no nosso artigo: Confusão de Bicos: Sinais e Como Reverter.

3 – Tome mais água

Manter-se hidratada é essencial para que você continue produzindo leite na quantidade ideal. Você precisa ingerir de 3 a 4 litros de líquidos por dia

É muito importante que você reponha o líquido que perde durante a amamentação. Beba bastante água, chás e sucos naturais.

4 – Descanso da mãe

Por mais que a pouca produção de leite esteja te deixando estressada e ansiosa, procure relaxar. O cansaço e o estresse atrapalham a saída do leite.

Por mais que seja difícil descansar tendo um bebê recém-nascido, peça ajuda para o pai, avós, amigos ou quem mais for parte da sua rede de apoio. Tente dormir mais, tomar um banho relaxante e fazer uma refeição gostosa.

5 – Dieta saudável rica em frutas, vegetais e cereais integrais

Sua ingestão calórica também deve ser suficiente para que você tenha uma produção de leite adequada. Mantenha uma dieta balanceada, saudável e rica em frutas frescas, vegetais e cereais integrais.

Há diversos mitos que pregam que consumir determinados alimentos ajuda a produzir mais leite. Mas não há estudos que comprovem a eficácia de nenhum deles, nem mesmo dos chás. Portanto a regra geral é se alimentar bem e se manter hidratada.

6 – Amamentar logo após o parto

Se for possível, ofereça o seu peito logo após o parto. Guiado pelo instinto o bebê sai da barriga buscando o peito da mãe e as chances de ele pegar o seio adequadamente nessa primeira hora são maiores.

Da mesma forma o corpo da mãe também precisa ser estimulado para produzir, primeiramente o colostro e depois o leite materno. Essa primeira hora de vida é determinante para ter um início de amamentação tranquilo.

7 – Massagem e compressas

Caso nenhuma dessas estratégias funcione, você pode tentar fazer massagens suaves no peito e utilizar compressas de água morna. Essas técnicas auxiliam a atividade das glândulas mamárias e a vasodilatação.

Se achar necessário, seu médico também pode recomendar suplementos que aumentam o nível de prolactina, o hormônio responsável pela produção de leite. Mas isso vale uma boa conversa com seu médico de confiança antes de tomar qualquer decisão.

Deixe um comentário