Campanha Setembro Laranja: Combate à Obesidade Infantil

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, atualmente, 41 milhões de crianças com menos de 5 anos de idade estão acima do peso. E a obesidade infantil pode levar à consequências graves no futuro, além da perda em qualidade de vida para a criança.

É por isso que a Sociedade de Pediatria de São Paulo inicia neste mês a Campanha Setembro Laranja como uma forma de conscientização sobre a obesidade infantil.

O objetivo maior é conscientizar profissionais e cuidadores a incentivarem bons hábitos alimentares desde cedo, promovendo a saúde e a nutrição dos pequenos.

O que é Setembro Laranja?

O Setembro Laranja trata-se de uma Campanha promovida pelo Grupo de Trabalho de Prevenção à Obesidade Infantil e no Adolescente da SPSP. A ação visa não somente divulgar dados sobre esse problema, mas também promover informação atualizada e conhecimento sobre o assunto.

A equipe idealizadora da campanha acredita que a conscientização de profissionais e cuidadores é o melhor caminho para a prevenção da obesidade. E é exatamente isso que torna a campanha tão importante.

Causas da obesidade infantil

Dentre as principais causas da obesidade entre crianças estão os maus hábitos alimentares, sedentarismo e fatores genéticos.

É importante destacar que o sedentarismo entre crianças é um problema que vem se agravando na última década devido ao uso cada vez maior de celulares, tablets e video games. Isso porque enquanto está nas telas, a criança não gasta a energia e calorias que gastaria brincando, praticando esportes ou fazendo alguma atividade ao ar livre, por exemplo.

Já os hábitos alimentares são construídos desde a introdução alimentar. Depois dos 2 anos, na fase da seletividade, é quando os maiores problemas alimentares surgem. Se a base lá no início da IA não promoveu bons hábitos alimentares, fica difícil reverter o quadro com a criança maior.

Como prevenir

Manter as consultas de rotina em dia no Pediatra é importante para uma avaliação profissional. Dentre as recomendações dos especialistas para prevenir a obesidade estão:

  • Promover uma boa relação com a comida: Desde a IA é importante deixar que a criança conheça e explore os alimentos para conhecer texturas, cheiros e sabores. Além disso a IA deve ser respeitosa para que o momento da refeição não se torne uma obrigação para a criança. E também convidá-la a participar da escolha e preparo das refeições pode ajudar muito a envolvê-la no processo de alimentar-se.
  • Limitar o uso de telas: Conforme falado no início do artigo, o sedentarismo tem se tornado um grande problema com o uso excessivo de telas. Então uma recomendação importante é incentivar a criança a brincar livremente e diminuir o uso de telas. Colocar o corpo em movimento ajuda no gasto calórico e no desenvolvimento saudável.
  • Evitar consumo excessivo de doces e industrializados: Grandes vilões nessa história, as guloseimas, chocolates, sorvete e outros industrializados não podem estar na rotina alimentar da criança. Esse tipo de alimento deve ser exceção. Por isso é importante criar regras bem definidas para esse consumo e evitar estocar doces e guloseimas em casa.

Veja mais em Como Prevenir a Obesidade Infantil

Essas são algumas recomendações que são consenso entre médicos. Porém, em casos de distúrbios, doenças e fatores genéticos, o ideal é sempre buscar apoio de um especialista e começar a agir o quanto antes para que a obesidade não se torne um problema físico e emocional para a sua criança ao longo da vida.

Deixe um comentário