Depois que seu bebê passa pelos seis meses de amamentação exclusiva, chega o momento de finalmente começar a introduzir alimentos sólidos. Contudo existem diferentes métodos utilizados nessa fase de desenvolvimento e nem sempre as coisas saem como planejadas.
Cada criança tem suas próprias características e gostos. Assim, no meio da introdução alimentar você pode sentir vontade de mudar a maneira como vem oferecendo alimento ao bebê.
Principalmente devido a rejeição de alimentos ou por você acreditar que seu filho está comendo pouco, já deve ter cogitado “começar de novo” através do BLW. Não é mesmo?
Por isso hoje vamos falar um pouco sobre como funciona o BLW tardio e desafios de tentar recomeçar. Mesmo que seu filho já tenha passado da fase de introdução alimentar, apresentar os alimentos a ele novamente de uma forma diferente pode ajudá-lo a descobrir novos sabores. Por isso que os princípios do BLW não tem limite de idade!
Rejeição à papinha
Normalmente acontece logo no início da IA, entre o sexto e o sétimo mês. Crianças que acabaram de começar a ter acesso a alimentos sólidos e que mostram bastante interesse em comer, por algum motivo, não aceitam bem a papinha. Cospem, viram a cara para a colher ou comem muito pouquinho.
O método de oferecer papinhas para os bebês nessa idade é bastante comum e muitos pais acham que é a única forma segura de alimentar uma criança desta idade. Porém, com a dificuldade de alimentar o bebê, alguns pais encontram no BLW uma alternativa.
Há muitos casos de sucesso em que mudando a forma como a comida é oferecida, o bebê passa a ter mais interesse nas refeições. Sentir a textura e dar a oportunidade de o próprio bebê levar a comida a boca vai tornar a refeição mais divertida, despertando o interesse da criança.
Reintrodução alimentar
Na ânsia de ver o bebê comendo mais, muitos pais começam a oferecer sempre os mesmos alimentos. O bebê vai crescendo e se alimentando sempre das mesmas coisas. O que vemos com mais frequência por aí é bebê que só quer comer arroz, feijão ou massa por exemplo. Não aceitam bem verduras, frutas, alimentos com cores ou formatos diferentes.
Baseado nisso o BLW é o método mais atraente para crianças que precisam descobrir novos alimentos. Bebês são curiosos e tendem a querer segurar as coisas e experimentar com maior liberdade se tiverem controle maior da situação.
Portanto se você quer diversificar a alimentação do seu filho e oferecer uma variedade maior de frutas e verduras, por exemplo, utilizar esse método pode ajudar a reintroduzir alimentos diferentes às refeições.
Segurança é importante
O método BLW é bastante seguro e funciona perfeitamente bem com crianças que já passaram por uma primeira tentativa de introdução alimentar.
Mas mesmo que o seu bebê já seja maiorzinho e já tenha tido contato com comida, é importante se manter atento principalmente nas primeiras tentativas. Não se assuste com o reflexo de gag (parece uma ânsia de vômito, mas é um mecanismo natural de defesa) que ainda pode acontecer e fique atento aos tamanhos, consistências e formatos oferecidos.
O que oferecer?
Você pode começar oferecendo frutas e legumes. Tente sabores e texturas diferentes, seu bebê pode ter preferência por gostos mais azedos e isso é perfeitamente normal. Alguns pais acabam oferecendo apenas alimentos mais docinhos como banana e mamão, por exemplo. Mas isso não é uma regra. Assim como adultos, cada bebê tem suas preferências.
Oferecer alimentos saudáveis agora irá ajudar a cultivar hábitos de alimentação saudáveis. Mesmo que seu filho não aceite de primeira, continue oferecendo, alimentação também é aprendizado. Dê sempre a ele a oportunidade de experimentar!