Algo que parecia tão inofensivo e saudável passou a ser contraindicado por muitos profissionais de saúde nos últimos anos. Os sucos geralmente são bem aceitos pelos bebês e ainda carregam a fama de serem ricos em vitaminas, por isso é comum a dúvida de quem agora não sabe se deve ou não dar suco ao bebê.
Antes de qualquer coisa é preciso atentar para a idade da criança. Bebês com menos de 6 meses não devem tomar nada além de leite. A ingestão de líquido deve começar junto com a Introdução Alimentar, aos 6 meses e com todos os sinais de prontidão.
Contudo, às vezes recebo mensagens de mães perguntando se já podem dar suquinho ao bebê de 3, 4, 5 meses. Mas gente, não! Os malefícios são muito maiores do que os benefícios, não faça isso.
Vamos entender o porquê?
Antes dos 6 meses, apenas leite!
Se seu bebê toma fórmula, é preciso conversar com o pediatra para saber da necessidade de ingestão de água. Mas se o bebê mama no peito, nem água deve ser ofertada. O leite é o único alimento que o bebê precisa até os 6 meses.
Temos outros artigos aqui no blog falando sobre a importância da amamentação nos primeiros meses de vida. Se seu bebê ainda está nessa fase, indico que você leia mais sobre amamentação antes de começar a pensar em oferecer suco.
De 6 meses a 1 ano: nada de suco!
Esse período da Introdução Alimentar é muito importante. É durante esses 6 meses que o bebê vai descobrir os alimentos, vai entender que a comida também sacia sua fome (e não apenas o leite), vai criar hábitos, horários, e ser exposto a alimentos que podem acarretar alergias. Por isso, considere um período de adaptação e, inclusive, não espere que seu filho coma uma grande quantidade de comida. Essa fase é puro aprendizado.
E esse é um dos motivos para não oferecer suco antes de 1 ano. Prefira sempre oferecer a fruta inteira ou em pedaços para o bebê comer. Além de conhecer o verdadeiro alimento, que é a fruta, ele vai extrair o máximo de nutrientes possível. Comendo a fruta, a ingestão de fibras fica garantida, o que não acontece com o suco.
Além disso, quando o bebê toma suco ele acaba ingerindo grandes quantidades de frutose (o açúcar da fruta), que mesmo sendo mais saudável que o açúcar branco, não deve ser consumido em grandes quantidades.
Após 1 ano de idade
Depois do primeiro ano, a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que os sucos sejam ingeridos com moderação, entre 100ml e 150ml por dia e sem adição de açúcar.
O açúcar e os alimentos doces só são indicados a partir dos 2 anos, pois diversos estudos ao longos dos anos indicam que a ingestão precoce de açúcar aumenta o risco de obesidade e diabetes no futuro. Além, é claro, de criar maus hábitos alimentares já que doces costumam viciar o paladar da criança.
Portanto, se seu bebê já tem mais de 1 ano e você faz questão de oferecer sucos, faça isso com moderação. Mas saiba que oferecer a fruta inteira sempre será uma opção mais saudável inclusive para nós, adultos.
Você também pode se interessar pelo artigo: Como introduzir frutas na alimentação do bebê?
Quais sucos oferecer?
Para os bebês maiores que já podem começar a consumir sucos vale optar sempre pelos naturais, obviamente. Alguns sucos de caixinha são 100% fruta, outros a fruta passa longe e eles são puro açúcar, então cuidado! Leia bem o rótulo para saber se o suco é apenas de fruta ou tem muitos aditivos.
Dos sucos naturais, praticamente todos estão liberados: suco de laranja, de melancia, maracujá, uva, etc. E também dá para combinar outros alimentos para enriquecer ainda mais como laranja + beterraba, laranja + couve, laranja + cenoura, entre tantos outros.
Mas nunca deixe de oferecer as frutas inteiras também para o bebê comer e explorar. Esse é o melhor jeito de promover uma alimentação saudável e uma boa relação com a comida.