Essa é uma questão que gera muita dúvida nas famílias que estão na fase de introdução alimentar. Até mesmo Nutricionistas e Pediatras têm opiniões diferentes sobre quando o iogurte natural pode entrar na alimentação do bebê.
Isso porque a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) não indica de forma clara que bebês a partir de 6 meses podem tomar iogurte. Enquanto o Guia Alimentar do Ministério da Saúde informou em seu documento mais atual que derivados do leite (incluindo o iogurte natural) podem ser consumidos desde os 6 meses.
A grande confusão acontece porque, segundo o Ministério da Saúde, o leite de vaca pode começar a ser consumido a partir dos 9 meses. Já a SBP só indica este leite após 1 ano de idade. Contudo, os dois órgãos concordam que a criança não amamentada deve receber preferencialmente fórmula infantil indicada pelo Pediatra.
Quais os benefícios do iogurte natural?
O iogurte natural traz diversos benefícios para a saúde do bebê, pois é uma excelente fonte de cálcio, proteína, vitaminas e minerais importantes para o seu desenvolvimento. Entre os principais benefícios estão:
- Fortalecimento dos ossos: O cálcio presente no iogurte natural ajuda a fortalecer os ossos do bebê em crescimento;
- Melhora da digestão: O iogurte natural é rico em probióticos, bactérias benéficas que ajudam a melhorar a saúde intestinal e a digestão;
- Prevenção de infecções: Os probióticos presentes no iogurte natural também ajudam a prevenir infecções intestinais e a fortalecer o sistema imunológico do bebê;
- Fonte de proteína: O iogurte natural é uma ótima fonte de proteína, que é importante para o crescimento e desenvolvimento do bebê;
No entanto, é importante lembrar que nem todos os bebês toleram bem o iogurte natural, por isso é importante observar possíveis reações após a introdução deste alimento. Além disso, é sempre recomendado consultar o pediatra antes de introduzir novos alimentos no cardápio do bebê.
Como escolher o iogurte para o bebê?
Na hora de escolher o iogurte para o bebê, lembre-se de dar preferência aos iogurtes mais puros, sem adição de açúcares, corantes e conservantes. Para ajudar, aqui vão algumas dicas:
- Verifique a lista de ingredientes: Opte por um iogurte natural que contenha apenas leite e fermento. Evite aqueles que contêm açúcar, corantes, conservantes e outros aditivos artificiais;
- Observe a data de validade: Verifique a data de validade do iogurte e escolha sempre aquele com a data mais distante;
- Certifique-se da conservação do produto: Certifique-se de que o iogurte está refrigerado e que a embalagem está intacta;
- Verifique a procedência do iogurte: Opte por marcas de confiança e com boa reputação no mercado, para garantir a qualidade e a segurança do alimento;
- Jamais ofereça antes de 2 anos: petit suisse, bebida láctea, achocolatados, leite fermentado e outros produtos similares ao iogurte mas com altas doses de açúcar e aditivos.
Para escolher a melhor opção de iogurte para o bebê, leia atentamente o rótulo, verifique o nome do produto (deve ser iogurte) e a lista de ingredientes (quanto menor, melhor).
Afinal, quando oferecer iogurte natural ao bebê?
Com base em todas essas informações, a melhor escolha é oferecer iogurte natural somente após 1 ano de idade. Sempre verificando os rótulos e lista de ingredientes para garantir que você estará oferecendo iogurte in natura.
Para enriquecer ainda mais o lanche e variar o sabor, você pode misturar o iogurte com frutas como manga, banana ou morango. Muitos bebês aceitam o iogurte natural melhor desta forma.
Já os iogurtes com açúcar podem entrar na alimentação com equilíbrio, após os 2 anos de idade. Pois é só nesta fase que a criança pode começar a consumir doces sem grandes prejuízos, desde que não seja diariamente.
Iogurte natural caseiro na iogurteira
Outra opção para quem prefere preparar iogurte caseiro, é adquirir uma iogurteira elétrica. Este modelo da Azumi faz até 1 litro de iogurte em aproximadamente 6 horas. Além do iogurte natural tradicional, você também pode preparar iogurte grego com ela.
Para as famílias que desejam economizar na compra de iogurte e produzir em casa um alimento natural e saudável, esta é uma excelente opção. Inclusive, dessa forma, fica mais fácil a criança criar o hábito de consumir iogurte natural nos lanches.
Se você gostou deste conteúdo, compartilhe nas redes sociais para ajudar o blog a alcançar ainda mais famílias. E se você tem alguma dúvida ou sugestão, deixe sua mensagem abaixo nos comentários.
Referências
Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos – Ministério da Saúde, 2021.
Guia Prático de Alimentação da Criança de 0 a 5 anos – Sociedade Brasileira de Pediatra, 2018.
Imagem: Racool_studio via Freepik