Dúvida muito comum que sempre recebemos por e-mail e nos comentários: bebê de 6 meses, 9 meses ou 1 ano, pode comer abacate?
É por isso que organizamos as principais informações que você precisa saber antes de começar a oferecer abacate para o seu filho.
Mas antes de mais nada saiba que sim, você pode oferecer abacate na introdução alimentar. Então descubra as melhores formas de oferecer e os principais benefícios da fruta lendo o artigo até o final.
A partir de quantos meses o bebê pode comer abacate?
O abacate está liberado a partir dos 6 meses, quando o bebê começa a comer. Essa é a recomendação mais atualizada dos Pediatras e Nutricionistas.
Mas lembre-se de que o açúcar só deve entrar na alimentação do bebê depois dos 2 anos de idade. Então nada de adoçar o abacate e nem preparar vitaminas que levam açúcar ou qualquer outro tipo de adoçante.
Benefícios do abacate para o bebê
O abacate é uma fruta muito rica em nutrientes. Ela contém fibras e vitaminas C, B e K, além de cálcio, ferro e outros minerais.
Especialmente para bebês, é um alimento importante porque fornece energia, é considerado um anti-inflamatório natural, melhora o funcionamento do intestino e dá suporte à formação óssea por ser uma boa fonte de cálcio.
Por isso vale incluir o abacate em lanches e sobremesas para aproveitar todos os seus benefícios nessa fase tão importante de desenvolvimento da criança.
Como oferecer abacate ao bebê
Atente-se ao ponto do abacate: nem verde e nem muito maduro. Aperte a fruta para identificar se ainda está dura demais ou muito mole.
Além disso, a cor também ajuda a identificar se o abacate está no ponto certo para consumo. As fases da cor da casca são: amarelado > verde escuro > marrom. A imagem abaixo ajuda a identificar o ponto ideal para consumo.
Batido, como uma papinha, ou apenas amassado com o garfo já é uma ótima forma de introduzir o abacate na alimentação do bebê. Sem incluir, é claro, nenhum tipo de açúcar.
Mas se você procura receitas com abacate, que possam ser oferecidas a bebês pequenos, selecionamos algumas formas práticas de preparar essa deliciosa fruta. Confira abaixo!
Receitas com abacate
Essas são receitas simples e somente usando ingredientes naturais, que o bebê pode consumir desde os 6 meses.
Abacate com suco de laranja lima
Amasse 3 colheres de sopa de abacate com o garfo e em seguida adicione o suco de meia laranja lima. Misture bem e sirva.
Abacate com banana
Amasse 3 colheres de abacate com uma banana bem madura e misture bem. Sirva imediatamente antes que as frutas comecem a amarelar.
Abacate com pera e limão
Amasse 3 colheres de abacate com meia pera bem madura. Depois pingue 5 gotinhas de limão e misture bem. Sirva em seguida.
Vitamina de abacate
Bata no liquidificador: meio abacate, 400ml de água e suco de 1 limão. Sirva a bebida em seguida.
Gostou das nossas dicas para incluir o abacate na alimentação do bebê? Deixe seu comentário e contribua também!