Quando o bebê faz 1 ano espera-se que ele já esteja comendo a mesma comida da família, com a mesma consistência (e não mais papinhas). Isso porque estimular a mastigação e a ingestão de alimentos sólidos é importante para a saúde e para o desenvolvimento da criança.
Além disso, alguns alimentos antes proibidos começam a entrar na rotina alimentar do bebê de 1 ano. Mas é claro que ele ainda está no período considerado como introdução alimentar, então ainda há restrições e o bebê deve continuar sendo estimulado a comer alimentos saudáveis.
Então, para entender o que muda na alimentação do bebê a partir de 1 ano e conferir algumas dicas de lanches para esta fase, continue lendo.
O que muda?
Saiba agora quais são as principais mudanças na alimentação do bebê de 1 ano.
Textura da comida: Se a introdução alimentar foi através de papinhas (introdução alimentar tradicional), ao completar 1 ano o bebê já deve estar comendo a comida em pedaços, na mesma consistência que a família come. Isso porque mastigar e ingerir alimentos sólidos é importante para o pleno desenvolvimento da criança;
Sal: Quando a criança completa 1 ano a comida já pode começar a ser levemente salgada. Isso porque até 1 ano a recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) é de zero sal. Mas não exagere, até mesmo pela saúde da família, reduzir o consumo de sal faz bem para todos.
Leite de Vaca: Outro alimento que pode começar a ser consumido pelo bebê é o leite de vaca e seus derivados (queijo, iogurte, etc). Até 1 ano, o consumo do leite de vaca tem proteína em excesso para as necessidades do bebê, além de diminuir a absorção do ferro, o que pode causar anemia. Mas depois do primeiro aninho, o leite de vaca e derivados podem começar a entrar na alimentação do bebê sem exageros e nunca após as refeições (pois diminui a absorção do ferro).
Sucos: Outra mudança é em relação aos sucos. A partir de 1 ano pode-se oferecer sucos naturais em pequenas quantidades e, de preferência, não todos os dias. Afinal, oferecer a fruta inteira sempre será uma opção melhor e mais saudável.
Sugestão de lanches para bebê de 1 ano
Agora que o bebê já pode comer derivados do leite, algumas opções de lanche podem entrar no cardápio. Algumas sugestões são:
- Mingau de aveia;
- Iogurte natural com frutas;
- Queijo em pedaços (minas frescal é uma opção saudável);
- Pão de queijo;
- Torrada com manteiga;
- Tapioca com queijo.
Além, é claro, dos lanches que ele já consumia antes de 1 ano e das frutas que devem sempre ser oferecidas.
O que o bebê de 1 ano não pode comer?
Até completar 2 anos ainda não é recomendado oferecer doces ao bebê. Guloseimas, chocolate, achocolatado, Danoninho, Yakult, biscoitos, sorvete, enfim… o açúcar deve continuar fora do cardápio.
Isso porque consumir açúcar antes dos 2 anos aumenta a chance de doenças na vida adulta, além de viciar o paladar no sabor adocicado. Consequentemente isso também favorece a seletividade alimentar, tão comum na infância.
É mais fácil evitar o consumo precoce de doces do que oferecer e depois tentar controlar. Mantenha a oferta de frutas e alimentos permitidos para a idade do seu filho tendo em mente a sua saúde enquanto criança e também na vida adulta.
Gostou das nossas dicas de alimentação para bebês de 1 ano? Então deixe seu comentário com sugestões ou dúvidas para que a gente possa agregar a este conteúdo.
Referências
Dra Ana Escobar: Por que bebês não podem tomar leite de vaca integral?
Guia Prático de Alimentação – Crianças de 0 a 5 anos (Sociedade Brasileira de Pediatria – SBP)
Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 anos (Ministério da Saúde)
Imagem: Alena Ozerova via Canva.