Duas das maiores dificuldades do início da introdução alimentar são sobre quais alimentos oferecer e em quais horários. Essa rotina alimentar do bebê precisa ser construída e no começo tudo pode parecer muito bagunçado.
O fato é que, mesmo com a introdução alimentar, o leite ainda precisa ser mantido como principal alimento do bebê até que a alimentação por sólidos se estabeleça. Isso significa que ele ainda vai preferir o peito por um bom tempo quando sentir fome. E fique tranquila, porque isso é normal.
Estabeleça horários sem rigidez e siga amamentando em livre demanda. Caso o bebê tome fórmula, mantenha a oferta para garantir que ele esteja recebendo todos os nutrientes necessários.
Índice
Como Começar a Introdução Alimentar
O bebê está pronto para a introdução alimentar por volta dos 6 meses, quando já apresenta todos os sinais de prontidão. E não há nenhum benefício em oferecer comidinhas antes dos 6 meses. Mesmo porque essa é a recomendação da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) e dos principais órgãos de saúde no mundo.
Aos 6 meses o bebê já pode iniciar com todas as refeições: lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Além disso, não é necessário iniciar somente com frutas ou com sucos, como era recomendado antigamente. É importante saber que sucos só devem entrar na alimentação após 1 ano de idade e com moderação, mesmo os naturais.
Para motivar o bebê a explorar e experimentar os alimentos, uma boa estratégia é incluí-lo nas refeições da família. Então deixe que ele sente a mesa e observe os adultos comendo. Pois os bebês agem muito por imitação e esse pode ser um grande incentivo.
Alimentação do Bebê: Rotina e Horários
Todas as sugestões e exemplos que você encontrar aqui, ou em qualquer outra fonte de informação, deve ser adaptada para sua realidade. Isso porque as famílias têm rotinas e costumes muito diferentes e não há um padrão de horários que sirva para todos.
De um modo geral, a rotina alimentar do bebê de 6 meses pode seguir, por exemplo, os seguintes horários:
- Café da manhã (8h00) – Leite (materno ou fórmula)*
- Lanche da manhã (9h00) – Fruta
- Almoço (11h00) – Refeição com carboidrato, proteína, leguminosa e vegetais
- Sono (11h30) – Primeira soneca
- Aleitamento (13h00) – Leite (materno ou fórmula)*
- Lanche da tarde (15h00) – Fruta
- Sono (15h30) – Segunda soneca
- Aleitamento (17h00) – Leite (materno ou fórmula)*
- Jantar (19h00) – Refeição com carboidrato, proteína, leguminosa e vegetais
- Aleitamento (20h00) – Leite (materno ou fórmula)*
*Apesar das sugestões de horários para leite materno, atenda às necessidades do seu bebê. Afinal cada bebê precisa do leite em quantidade e frequência diferente. Alguns mamam de hora em hora, outros mamam 2 ou 3 vezes por dia. Isso é muito particular.
Assuma que os intervalos são mais importantes que o horário em si e adapte à rotina da sua casa. Além disso, nem todos os dias serão iguais, muito pelo contrário. Bebês nessa idade mudam o tempo todo e são muito influenciados pelo sono, alterações de comportamento, evolução natural da criança, nascimento de dentes, vacinas, entre outros fatores.
Crie Sua Rotina e Horários
Inicie a IA com todas as refeições e seguindo mais ou menos a sugestão de horários acima. Aos poucos você e seu bebê irão aprendendo e adaptando essas sugestões à sua rotina.
Anotar os horários das refeições e mamadas nas primeiras semanas pode te ajudar a identificar problemas e ajustar o que for necessário. Assim também descobre-se padrões de horário em que o bebê sempre pede leite ou o horário em que ele melhor aceitou a refeição.
Depois tudo passa a ficar natural, você e o bebê entram numa rotina e os melhores horários acabam sendo uma consequência. Além disso o bebê de 6 meses e o bebê de 9 meses têm rotinas de alimentação e sono diferentes, pois conforme crescem os horários vão se alterando. Portanto, observe os sinais do seu filho e ajuste a rotina conforme necessário com o passar dos meses.
No início você pode se sentir perdida, mas saiba que é assim para todas as famílias e que aos poucos tudo se ajeita. E não esqueça: aproveite esta fase para ajudar seu filho a criar hábitos saudáveis que farão diferença ao longo da vida.
Dica: Cardápio Completo para Bebês
Para quem busca um material completo e feito por uma profissional especializada, indicamos um cardápio completo com todas as refeições. Ideal para bebês entre 6 meses e 1 ano, conta com mais de 50 receitas utilizando apenas ingredientes próprios para a idade e adaptável para qualquer método de IA.
Ele também ajuda na organização das compras e da rotina, afinal as refeições já vão estar definidas (menos uma preocupação para a família). O cardápio está organizado semanalmente e você pode servir as refeições com base nas dicas de horários que demos aqui.
O hábito de se planejar ajuda muitas mães e dá tranquilidade aos bebês. Portanto, aproveite as dicas e o cardápio e comece a próxima semana muito mais organizada. Conte com a gente!
Observação: As informações contidas aqui não substituem de forma alguma a orientação médica. Mantenha as consultas em dia com o Pediatra ou Nutricionista.
Achei o artigo bem completo, gostei! Na minha primeira filha fluiu tudo muito naturalmente. Vamos ver com a segunda….
Iniciamos a IA a duas semanas e estamos percebendo uma certa irritabilidade no meu bebê para comer e para dormir, estamos tentando entender está nova fase, vamos tentar adequar estes horários sugeridos e ver os resultados.
Grata pelas dicas.