Constipação intestinal é um problema muito comum que ocorre em 80% dos bebês de até 2 anos de idade. Ela é mais comum após a introdução alimentar ou em bebês que tomam fórmulas.
Por mais que o intestino preso possa ter alguma característica genética, normalmente ele ocorre devido a uma alimentação pobre em fibras e água. A alimentação da mãe também influencia bastante em bebês que ainda mamam no peito.
Seu bebê anda fazendo cocô muito ressecado ou duro? Você tem reparado um esforço intenso e carinha de dor quando seu bebê tenta evacuar? Ou ele fica vários dias sem fazer cocô e você sente sua barriguinha inchada?
se alguma das respostas foi sim, ele pode estar sofrendo de constipação intestinal ou como é mais conhecido, intestino preso. A boa notícia é que uma alimentação saudável pode solucionar o problema e seu bebê terá menos chance de sofrer de cólicas e constipação novamente.
A seguir preparei uma lista com 11 alimentos que soltam o intestino do bebê.
Alimentos que soltam o intestino do bebê
Intestino preso raramente ocorre quando há amamentação exclusiva pois o leite materno é mais facilmente absorvido pela flora intestinal em formação do bebê. No entanto, se o bebê passa a mamar leite artificial, é muito comum que ocorra a constipação e, às vezes, é preciso trocar várias vezes a marca do leite até que ele se adapte.
Após os seis primeiros meses de vida do bebê, é recomendável oferecer frutas e vegetais todos os dias. No entanto, alguns alimentos tendem a obstruir ainda mais o intestino do pequeno.
Por isso, os 11 alimentos mais indicados quando o seu bebê estiver com o intestino preso são:
- Mamão;
- Ameixa;
- Laranja com bagaço;
- Mexerica;
- Couve;
- Espinafre;
- Aveia;
- Sementes de chia ou linhaça;
- Pera;
- Brócolis;
- Manga.
Você também poderá se interessar pelo artigo Aveia Para Bebê: Benefícios e Receitas.
Evite bater as frutas e legumes no liquidificador, pois as fibras serão trituradas. Opte sempre em dar as frutas em pedaços ou amassadas. E evite, é claro, os refrigerantes e os alimentos muito gordurosos.
O ideal é que para o dia a dia, você escolha alimentos que equilibrem o intestino do bebê, misturando os laxantes com alimentos obstipantes.
Alimentos que devem ser evitados
Se o seu bebê estiver com o intestino preso, alguns alimentos devem ser evitados a fim de que o problema se agrave. Banana e maçã, por exemplo, podem obstruir o trato intestinal da criança.
Sucos de maçã, pera ou goiaba também tendem a trancar ainda mais o intestino do bebê. Por isso, evite-os se o seu pequeno estiver constipado. Alimentos como a batata, mandioquinha, mandioca, macarrão, cará ou inhame também não devem ser ingeridos nesse período.
Além da alimentação, outras recomendações que podem ajudar bastante a soltar o intestino do bebê é fazer massagens na barriguinha e movimentar as perninhas do bebê à fim de que ele elimine os gases. Mexa suas perninhas como se ele estivesse andando de bicicleta. Deixar o bebê solto para que se movimente livremente também ajuda muito para eliminar os gases e regular o intestino.
Quando o bebê melhorar, procure manter uma alimentação equilibrada com os alimentos das duas listas. E não esqueça que água é fundamental para manter as crianças hidratadas e com o intestino funcionando regularmente.
Lembre-se de que sucos não devem substituir a água e que não devem ser oferecidos antes de 1 ano de idade. Então quando o assunto é ingestão de líquidos, dê preferência sempre à água.