Bebê pode comer abacaxi?

Sim, o bebê pode comer abacaxi desde os 6 meses. Além disso, é aconselhável oferecer uma grande variedade de frutas desde o início da introdução alimentar. Mesmo as mais ácidas e azedinhas devem entrar no cardápio.

É claro que deve-se ter o cuidado de escolher sempre frutas maduras. Mas no caso do abacaxi, que é naturalmente mais ácido, não há problema em oferecer ao bebê.

Isso porque a criança precisa conhecer diferentes sabores e texturas na IA. É um grande erro pressupor que o bebê irá gostar apenas das frutas mais docinhas. Portanto é preciso dar oportunidade para que seu filho experimente diferentes alimentos.

Quando o abacaxi não é recomendado?

Em casos de crianças com histórico de alergia ou intolerância à histamina, o abacaxi não deve ser consumido. Este problema raro está ligado a reações como diarreia, dor abdominal, além de sintomas dermatológicos e respiratórios. Além do abacaxi, outros alimentos como o morango, mamão, tomate e chocolate também contém histamina.

Portanto o abacaxi não é recomendado caso o bebê tenha histórico de reação à histamina ou também nos casos de diagnóstico de azia e refluxo, por exemplo. Isso porque a fruta pode aumentar a acidez do estômago piorando os sintomas.

Como oferecer abacaxi na introdução alimentar?

A maneira como você vai introduzir essa fruta na alimentação do bebê depende do método de IA que você escolheu.

Se você segue a introdução alimentar tradicional (ou papinhas), uma opção é cozinhar o abacaxi picado em fogo baixo por aproximadamente 20 minutos. Depois passar no processador ou liquidificador.

Já nos métodos BLW e BLISS, em que o bebê come os alimentos em pedaços, basta cortar um abacaxi bem maduro e oferecer em pedaços grandes para o bebê explorar.

Benefícios do Abacaxi para o Bebê

O abacaxi é uma fruta que pode trazer muitos benefícios para a saúde do bebê. Abaixo, listamos alguns desses benefícios, veja:

  • Fortalecimento do sistema imunológico: A fruta é uma excelente fonte de vitamina C, um nutriente que pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico do bebê, protegendo-o contra doenças e infecções. Para se ter uma ideia, 100 gramas de abacaxi contém cerca de 50% da quantidade diária recomendada de vitamina C para bebês;
  • Bom para o sistema digestivo: É rico em enzimas digestivas, como a bromelina, que podem ajudar a melhorar a digestão, reduzir cólicas e combater a constipação;
  • Tem nutrientes importantes para o crescimento: O abacaxi contém uma série de nutrientes que ajudam no crescimento saudável e no desenvolvimento do bebê, como vitaminas do complexo B, ferro e manganês;
  • Prevenção de infecções do trato urinário: Ajuda a prevenir infecções do trato urinário em bebês, graças às suas propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias;
  • Combate à inflamação: A bromelina, presente no abacaxi, é considerada um anti-inflamatório natural. Por isso também ajuda a reduzir o risco de doenças inflamatórias.

Além disso, o hábito de consumir abacaxi e outras frutas de sabores variados ajuda a prevenir a seletividade alimentar infantil, comum a partir dos 2 anos. Quanto mais variada e prazerosa for a introdução alimentar, mais chances de esse bebê desenvolver uma boa relação com a comida.

Conclusão

Por fim, a conclusão é que o bebê pode comer abacaxi na introdução alimentar desde os 6 meses. E, exceto em casos de alergias ou intolerâncias relacionadas à fruta, este é um alimento seguro e saudável.

Além disso, o abacaxi oferece muitos benefícios à saúde do bebê e é uma ótima fruta para manter na rotina alimentar da família.

Também vale destacar que as frutas, assim como outros alimentos, só estão liberados a partir dos 6 meses de idade, quando começa a introdução alimentar. E, é claro, manter sempre em dia as consultas com o Pediatra.

Referências

Ministério da Saúde. Guia Alimentar para Crianças Menores de 2 Anos. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/agenda-do-ministro/guia-alimentar-para-criancas-menores-de-2-anos-1.pdf

Sociedade Brasileira de Pediatria. Alimentação complementar. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/2018/08/20353b-Doc_Consenso_Alimentacao_Complementar_SB.pdf

Revista Saúde. Os benefícios do abacaxi. Disponível em: https://saude.abril.com.br/alimentacao/os-beneficios-do-abacaxi/

Deixe um comentário