Para começar a pensar no melhor horário para a janta do bebê, antes é preciso ter clareza do que é uma recomendação profissional e o que é possível para cada família.
Isso porque uma rotina saudável inclui bebê dormindo cedo. E para isso, a criança também precisa jantar cedo.
Mas é claro que é preciso olhar também para as possibilidades de cada família. Se os pais trabalham fora, se o bebê fica na escolinha ou na casa da avó, isso irá impactar na criação de uma rotina possível para essa família.
Alimentação e o sono do bebê
O principal objetivo ao definir um bom horário de jantar do bebê é que isso não comprometa uma boa noite de sono.
Assim como é recomendado aos adultos, também não deve ser um costume da criança ir dormir logo após a janta. Os profissionais de saúde recomendam que haja, no mínimo, duas horas de intervalo entre jantar e ir dormir.
Algumas das consequências possíveis de ir dormir logo depois de comer são: insônia, pesadelos, refluxo, má digestão e gases.
Portanto, pensando nisso, é preciso organizar a rotina da noite para que a criança consiga jantar cedo e com isso, dormir num horário adequado para a sua idade.
Você também poderá se interessar por: Introdução Alimentar: Horários e Rotina
Afinal, que hora deve ser o jantar do bebê?
Se os pais e cuidadores estão disponíveis e os horários e compromissos de trabalho não comprometem a organização familiar, um bom horário para dar janta ao bebê é às 18h.
Com o jantar às 18h é possível aguardar as duas horas recomendadas e colocar o bebê para dormir às 20h. E este é um excelente horário para bebês e crianças pequenas dormirem.
Caso o bebê sinta fome até o horário de dormir, você pode oferecer leite (materno ou fórmula) antes de dormir e para induzir o sono do bebê. Ou, para bebês um pouco maiores e a depender da quantidade de comida que ele ingeriu no jantar, você pode oferecer uma fruta por volta das 19h.
Ideal x possível
É sempre importante lembrar que existe o mundo ideal e o possível. Se você, por exemplo, trabalha até as 18h, pega seu bebê na creche e só chega em casa depois das 19h, você deve adaptar essas sugestões à sua realidade.
Para agilizar um jantar cedo, tenha sempre comidinhas congeladas na sua geladeira. Dessa forma você pode oferecer o jantar ao bebê assim que chegar em casa.
E se você não consegue colocar seu bebê para dormir às 20 horas, tente colocar o mais cedo possível dentro das suas possibilidades. Ainda é saudável dormir às 21h ou 21h30. Só não deixe passar muito deste horário, pois bebês pequenos ainda dormem cerca de 12 horas por noite e isso é importante para o seu desenvolvimento.
Referências
Higiene do Sono – Sociedade Brasileira de Pediatria
Imagem: Freepik