Benefícios do inhame para o bebê

O inhame tem se tornado cada vez mais popular nas receitas para o público infantil e para quem segue uma dieta fitness. Isso porque suas propriedades e a sua versatilidade ajudam na criação de receitas gostosas e nutritivas.

Ele é um tubérculo composto principalmente de carboidratos e fibras. Fonte de vitaminas e minerais que trazem inúmeros benefícios para a saúde. 

Por isso, neste artigo reunimos os principais benefícios do inhame para o bebê. Então se você gosta de consumí-lo ou pretende incluir o alimento na rotina alimentar da família, não deixe de ler o artigo até o final.

1 – Possui vitaminas do complexo B

Importantes para a saúde do sistema nervoso e do intestino. As vitaminas do complexo B ajudam a prevenir a anemia e fortalecem o sistema imunológico.

2 – Alimento antioxidante e fonte de vitamina C

Suas propriedades fazem dele um poderoso antioxidante que em conjunto com a vitamina C podem ajudar, por exemplo, na prevenção de diversos tipos de cânceres.

3 – Rico em minerais

O inhame também é rico em diferentes minerais – como cálcio e ferro – tão importantes na infância para um crescimento saudável.

4 – Fornece energia

Por ser rico em carboidratos é uma ótima fonte de energia necessária para o desenvolvimento nessa importante fase da infância.

5 – Melhora o funcionamento do intestino

Pela quantidade de fibras solúveis que o inhame contém, ele também colabora para o bom funcionamento do intestino, prevenindo a prisão de ventre.

6 –  Aumenta a imunidade

Já que suas fibras colaboram para desintoxicação do organismo e elimina as toxinas presentes no sangue, o inhame ajuda a aumentar a imunidade. Além disso ele também tem boas quantidades de vitamina C, que ajudam o sistema imunológico.

7 – Facilita a digestão

De fácil digestão e absorção, o inhame tem propriedades que ajudam o sistema digestivo. Inclusive ele tem poder de aliviar a queimação e é recomendado a pessoas com gastrite.

Receitas com inhame

Selecionamos as receitas com inhame mais pesquisadas aqui no blog. Veja abaixo como é fácil incluir o inhame na rotina alimentar do bebê.

Danoninho caseiro com inhame

Ingredientes:

  • 2 inhames grandes;
  • Frutas para misturar (escolha uma ou mais);
  • 1 manga;
  • 250 g de morango;
  • 3 bananas prata;
  • 2 maçãs;
  • 1/2 mamão formosa.

Modo de preparo:

Descasque e cozinhe o inhame em uma panela. Depois bata o inhame com as frutas no liquidificador. Então leve à geladeira por, no mínimo, 2 horas. Consuma à vontade!

Você pode se interessar pelo artigo: 5 motivos para não dar Danoninho para o bebê.

Purê de inhame

Ingredientes:

  • 2 inhames médios;
  • Salsinha e cebolinha picada;
  • azeite;
  • sal a gosto.

Modo de preparo:

Primeiro lave os inhames. Em seguida coloque-o com casca na pressão por 10 minutos. Depois de pronto retire a casca e amasse com garfo. Adicione sal, azeite e temperos e misture bem.

Deixe um comentário