A água de coco é ótima para hidratar, além de ser fonte de vitamina C, potássio e cálcio. Porém, mesmo sendo saudável, a água de coco não é recomendada para bebês com menos de 12 meses e nós vamos explicar o porquê.
Se o seu bebê pequeno experimentou água de coco, não se desespere. A questão aqui tem muito mais a ver com hábitos saudáveis e condução da introdução alimentar. A água de coco continua sendo uma ótima opção para adultos e crianças maiores (com moderação). Entenda lendo o artigo completo.
Água de coco e sucos
A regra da água de coco é a mesma que vale para o consumo de sucos por bebês e crianças pequenas: não ofereça antes de 1 ano e depois dessa idade o consumo deve ser moderado.
Isso porque o sabor adocicado da água de coco pode prejudicar a aceitação de água. E é muito importante que o bebê tenha o hábito de tomar água para se manter hidratado.
Esse é o mesmo problema dos sucos, mesmo os naturais. Muitas crianças desenvolvem a preferência pelo sabor adocicado dos sucos e depois não aceitam mais beber água, ou bebem muito pouco.
Leia também: Bebê pode tomar suco? Entenda de vez essa polêmica!
Lembre-se de que o paladar nesta fase está em pleno desenvolvimento. E tudo que você oferecer ao bebê pode interferir nas preferências, tanto de sabores como de texturas.
Além disso, a água de coco contém glicose e sais minerais, que não devem ser consumidos em excesso. Por isso, para hidratar e matar a sede, a água é sempre a melhor opção.
Água de coco para maiores de 1 ano
Depois de um ano a água de coco (e também os sucos) podem ser oferecidos ocasionalmente e em pouca quantidade.
Afinal, nesta fase é muito provável que a introdução alimentar já esteja estabelecida. Mas mesmo assim tenha certeza de que a aceitação de água está boa antes de oferecer outros tipos de bebida.
Além disso, prefira sempre oferecer as frutas in natura no lugar dos sucos e mesmo da água de coco. As crianças têm uma tendência maior a preferir os líquidos e isso pode se tornar um problema, caso ela peça sempre uma bebida no lugar de um lanche mais completo.
Em resumo, a água de coco deve ser oferecida ocasionalmente e com moderação apenas após os 12 meses. Antes disso, para hidratar e matar a sede, prefira sempre a água pura.
Artigo muito interessante, pois trás muito informação importante que as pessoas pregam ao contrário, sempre oferece suco a criança antes da idade recomendada.
Amei!
Muito bem explicado. Aprendi muito lendo esse artigo.
Obrigada pelo comentário Jéssica, fico feliz em ajudar. Abraço!