5 chás calmantes para bebês

Dar chá calmante para bebês é um hábito bastante antigo e que era muito popular para acalmar bebês e ajudar a dormir melhor. Porém, novas recomendações dos Pediatras deixam as famílias em dúvida na hora de oferecer um chazinho ao bebê: Eu realmente posso dar chá para o meu filho? A partir de quantos meses pode dar chá para bebê? Bebês podem tomar qualquer tipo de chá? 

Essas são apenas algumas das dúvidas que as famílias têm quando pensam em qual é o melhor momento para introduzir o chá na rotina de seus filhos. No entanto, nem todos os chás são liberados para o consumo infantil e eles só podem entrar na alimentação do bebê a partir dos 6 meses (na introdução alimentar).

Para entender quando e quais chás calmantes você pode dar para o bebê, continue lendo este artigo.

5 chás calmantes liberados para bebês de 6 meses

Após os 6 meses do bebê você pode introduzir os chazinhos aos poucos na alimentação do seu bebê. No entanto, alguns chás não devem ser oferecidos, devido às suas propriedades alergênicas.

Também deve-se evitar os chás que contenham cafeína, como chá-mate, preto e verde, pois além de não acalmarem o bebê, são estimulantes e contêm substâncias que dificultam a absorção de cálcio e ferro.

Mas alguns chás calmantes conhecidos você pode oferecer para acalmar o seu bebê e ajudá-lo a dormir melhor.

Confira a lista dos 5 chás mais consumidos que são seguros para bebês a partir dos 6 meses:

  • Camomila: o chá de camomila é um delicioso calmante natural e você pode utilizá-lo não só para acalmar cólicas, como para ajudar seu bebê a dormir melhor. Além disso, ele é ótimo para diminuir enjoos dos pequenos;
  • Hortelã: o chá de hortelã tem um gosto muito agradável e ajuda o bebê a relaxar. Outras propriedades do chá de hortelã são de ajudar na digestão e prevenir gripes e resfriados;
  • Erva-doce: a erva doce também auxilia na digestão dos bebês e no alívio de gases e cólicas. Costuma ser bem tolerado pelos pequenos por seu gosto adocicado;
  • Erva-cidreira: a erva-cidreira possui diversas propriedades naturais que trazem benefícios ao bebê. Pois ela auxilia na digestão, é um ótimo chá calmante e alivia tosse, gases e cólicas.
  • Capim-santo: o capim-santo é um ótimo aliado para ajudar no funcionamento do intestino do seu bebê.

Para preparar o chá, faça uma infusão da erva em água quente por alguns minutos. Coe e sirva morno. 

Esses são os chás mais populares que bebês podem tomar com segurança. Não há contraindicações. No entanto é interessante conversar com o pediatra sobre a quantidade ideal e os melhores horários para oferecer o chá aos bebês.

Ofereça o chá ao bebê sempre sem açúcar ou qualquer outro tipo de adoçante. Afinal, não é deve-se dar açúcar para as crianças antes dos dois anos de idade já que os doces viciam o paladar e acarretam maus hábitos alimentares, além de causarem cáries nos dentinhos.

Por que não pode dar chá para bebê recém nascido?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta a não oferecer nenhum outro líquido ou alimento ao bebê antes dos seis meses de idade. Isso porque o sistema imunológico do bebê pequeno ainda não está formado e algumas ervas podem ser alergênicas para as crianças. Assim como a água e as ervas podem diluir os fatores de proteção do leite materno.

Outro ponto importante é que o estômago do bebê ainda é muito pequeno nos primeiros meses. Oferecer chá pode preencher o pequeno espaço com um líquido sem qualquer valor nutritivo, o que vai acabar diminuindo a ingestão do leite. Consequentemente isso poderá afetar o crescimento e o ganho de peso da criança.

Então, antes dos seis meses de vida nada de chá (nem chazinho de camomila para acalmar as cólicas), ofereça apenas leite. A partir dos seis meses os chás podem entrar junto com a alimentação do bebê, se esse for um desejo da mãe.

Deixe um comentário